Telescópio Hubble capta estrela a ser devorada por buraco negro [vídeo]

Imagens impressionantes captadas pelo telescópio Hubble, da NASA, revelam uma estrela a ser devorada por um buraco negro no Espaço.

Telescópio Hubble capta estrela a ser devorada por buraco negro [vídeo]

Os momentos finais de uma estrela foram gravados por astrónomos que utilizaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA. Quando a estrela se aproxima, o aperto gravitacional do buraco negro rasga-a violentamente, devora-lhe os gases e liberta uma intensa radiação.

Para ler depois
Adolescente que jogava às escondidas aparece 6 dias depois noutro país
Um adolescente de 15 anos trancou-se acidentalmente num contentor enquanto jogava às escondidas e foi encontrado seis dias depois noutro país (… continue a ler aqui)

Como o buraco negro engoliu a estrela

Esta sequência de ilustrações artísticas mostra como um buraco negro pode devorar uma estrela que passa por ele. 1. Uma estrela normal passa perto de um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia. 2. Os gases externos da estrela são atraídos para o campo gravitacional do buraco negro. 3. A estrela é retalhada à medida que as forças das marés a separam. 4. Os remanescentes estelares são puxados para um anel em forma de rosquinha ao redor do buraco negro e, eventualmente, cairão no buraco negro, liberando uma tremenda quantidade de luz e radiação de alta energia. Créditos: NASA, ESA, Leah Hustak (STScI)
Esta sequência de ilustrações artísticas mostra como um buraco negro pode devorar uma estrela que passa por ele. 1. Uma estrela normal passa perto de um buraco negro supermaciço no centro de uma galáxia. 2. Os gases externos da estrela são atraídos para o campo gravitacional do buraco negro. 3. A estrela é retalhada à medida que as forças das marés de atração a separam. 4. Os remanescentes estelares são puxados para um anel em forma de rosca em redor do buraco negro até serem totalmente absorvidos, libertando uma tremenda quantidade de luz e radiação de alta energia.

Os cientistas da NASA explicaram que os buracos negros são coletores – e não caçadores – que espreitam até que uma estrela passe por eles. Embora os encontros com os buracos negros sejam violentos, são conhecidos como “eventos de rutura de maré”. Os astrónomos estão a usar o telescópio Hubble para descobrir os detalhes do que acontece quando uma estrela rebelde mergulha naquele abismo gravitacional.

O evento de maré AT2022dsb não pode ser fotografado de perto pelo Hubble, porque a estrela foi engolida a quase 300 milhões de anos-luz de distância. Mas os astrónomos usaram a sensibilidade ultravioleta do Hubble para analisar a luz da estrela fragmentada – que incluía hidrogénio, carbono e muitos outros elementos.

Assista ao momento neste vídeo da NASA

Pelo menos 100 eventos de perturbação das marés em torno de buracos negros foram detetados por vários telescópios. A NASA informou recentemente que detetou outro evento de interrupção de maré de buraco negro em 1 de março de 2021, noutra galáxia. Os dados foram recolhidos em luz de raios-X de uma coroa extremamente quente em redor do buraco negro, depois de a estrela já estar dilacerada.

“Há muita informação que podemos obter do espectro ultravioleta”, diz Emily Engelthaler, do Center for Astrophysics | Harvard & Smithsonian (CfA). “Estamos empolgados porque podemos obter estes detalhes sobre o que os destroços estão a provocar. O evento de maré pode dizer-nos muito sobre um buraco negro.”

A NASA acredita que este tipo de derramamentos ocorra muito poucas vezes e cada 100 mil anos. “Normalmente, estes eventos são difíceis de observar. Obtemos muito poucas observações no início da interrupção, quando é realmente brilhante. O nosso programa é diferente, porque foi projetado para observar alguns eventos de maré ao longo de um ano, para ver o que acontece”, completou Peter Maksym, também do CfA.

Créditos: NASA, ESA, Leah Hustak (STScI)

Impala Instagram


RELACIONADOS