Este animal assustador é real e vive nas florestas portuguesas

Fotografia candidata aos prémios Nikon Small World retrata um ‘monstro’ que passeia pelas florestas em Portugal.

Este animal assustador é real e vive nas florestas portuguesas

Uma das fotografias do concurso Nikon Small World 2022 retrata um ‘monstro‘ que é uma espécie agressiva que habita em áreas florestais. É uma das maiores espécies do grupo em Portugal. As rainhas e alguns soldados podem atingir aos dois centímetros e viver uma década. Trata-se de um Camponotus cruentatus, também conhecida como formiga carpinteira e pode encontrá-la nas florestas portuguesas.

A beleza da fotomicrogafia

A fotografia é da autoria do fotógrafo Eugenijus Kavaliauskas. O assustador close-up da formiga carpinteira captado pelo lituano é uma das contempladas com uma menção honrosa do concurso. A fotomicrografia, técnica fotográfica de obtenção de imagens ampliadas com recurso a poderosas lentes, permite observar detalhes que, de outra forma, estão inacessíveis ao olho humano. Exemplos disso são como células e micróbios. Assim, temos a possibilidade de contemplar esta fantástica imagem de um animal assustador que terá, no máximo, dois centímetros!


Em declarações ao Insider, disse que “na natureza não há monstros“. Quando comecei a fazer microfotografia achava que os escaravelhos eram pequenos monstros. Agora, fico apenas surpreendido com a beleza de tantos pequenos milagres desconhecidos que temos aos nossos pés”.

Foto: Shutterstock

Parte de pénis gigante de baleia dá à costa e gera discussão [vídeo]
Uma criatura misteriosa deu à costa numa praia na Austrália. Depois de muitas teorias e especulações, chegou-se à conclusão de que se trata de parte de um pénis de uma baleia. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS