Estado Islâmico mata casal que largou tudo para pedalar pelo mundo

O casal já tinha viajado por mais de dez países do continente europeu. A viagem acabou muito mal para os norte-americanos.

Lauren Geoghegan e Jay Austin tinham ambos 29 anos de idade. Este casal natural de Washington, nos Estados Unidos decidiu pegar nas bicicletas e pedalar pelo mundo fora. Pouco depois de celebrarem um ano na estrada, Lauren e Jay foram assassinados no dia 29 de julho, no Tajiquistão, pelo grupo terrorista autoproclamado como Estado Islâmico.

Localização do Tajiquistão no mapa

LEIA MAIS: «Devias ter morrido», dizem dois homens de uma carrinha que colocou em perigo a vida de um ciclista

No distrito de Dangara, o casal foi atropelado juntamente com outro grupo de ciclistas por uma carrinha. O mesmo veículo fez ainda inversão de marcha e passou por cima dos corpos. Os elementos dentro do automóvel estariam ligados ao Daesh. O casal morreu, bem como um cidadão suíço e holandês. Os outros estão feridos.

O ministro do interior daquele país diz que um suspeito foi detido e outros dois já terão morrido. A carrinha já foi apreendida. O Estado Islâmico já publicou um vídeo onde identifica esses atacantes. Todos juravam tirar a vida a «todos os descrentes».

Sempre que possível, o casal fazia uma narrativa da sua viagem, praticamente sem fim, a partir de um bloque com o nome ‘Simply Cycling‘. O casal já tinha visitado países como Quirguistão, Cazaquistão, Turquia, Grécia, Macedónia, Kosovo, Albânia, Montenegro, Bósnia, Espanha, Itália, Croácia.

Aí, contavam várias histórias surpreendentes das pessoas e dos locais que iam conhecendo, sempre com algumas reflexões. Uma delas foi sobre o mal causado pelos humanos. “O mal é um conceito fictício que inventamos para lidar com as complexidades dos outros seres humanos, que têm valores e crenças e perspetivas diferentes das nossas… Os humanos são bondosos. Egoístas, às vezes, míopes, às vezes, mas bondosos. Generosos e maravilhosos e bondosos”, publicou o homem no seu Instagram.

LEIA MAIS: Motociclista salva condutor que estava a ter AVC ao volante [vídeo]


RELACIONADOS

Estado Islâmico mata casal que largou tudo para pedalar pelo mundo

O casal já tinha viajado por mais de dez países do continente europeu. A viagem acabou muito mal para os norte-americanos.