Espanhol ajuda mulher com esclerose múltipla em fase terminal a morrer e é detido

A companheira de Ángel Hernandez sofria de esclerose múltipla há mais de 30 anos e encontrava-se em fase terminal. O casal aguardava a aprovação da eutanásia em Espanha, mas a mulher não aguentou a espera e pediu ajuda para morrer.

Espanhol ajuda mulher com esclerose múltipla em fase terminal a morrer e é detido

Maria José Carrasco tinha esclerose múltipla há mais de 30 anos. A doença encontrava-se em fase terminal e a espanhola, que aguardava a aprovação da eutanásia naquele país, não aguentou a espera e pediu ajuda ao marido para morrer.

A mulher não tinha autonomia para comer ou para fazer a higiene pessoal, já não mantinha o equilíbrio e dependia de doses diárias de morfina para suportar as dores. Enquanto sobrevivia, aguardava a aprovação da lei da eutanásia pelo parlamento espanhol que foi interrompida com a convocação de eleições antecipadas. Maria José Carrasco não aguentou esperar mais e pediu ao companheiro para lhe ajudar a pôr término à vida.

Perante o sofrimento da mulher, Ángel Hernandez acedeu ao pedido e colocou uma substância letal numa bebida. O momento ficou registado em vídeo pelo marido e que entretanto foi divulgado pelo canal de televisão Telecinco. O companheiro refere que não queria esconder o processo de ninguém e que apenas queria acabar com o sofrimento da esposa.

O homem terá ainda contactado os serviços de saúde a informar da morte da mulher e telefonou também para um jornalista, da estação Cuatro, que acompanhava o caso nos últimos tempos. A polícia acabou por deter o marido da vítima e o repórter.

O casal deu algumas entrevistas, nas quais a mulher dizia: «Não quero dormir, quero morrer». Ángel Hernandez foi detido esta quarta-feira, 3 de abril, e será presente a tribunal ainda esta sexta-feira. O homem arrisca pena de seis a dez anos de prisão.

LEIA MAIS
Rosa Grilo pede a filho para mentir à PJ sobre o dia do homicídio do triatleta
Gémeos pagam pensão da mesma criança porque testes de ADN não confirmam qual é o pai

Impala Instagram


RELACIONADOS