Escola secundária obriga alunas menstruadas a pedir autorização especial para ir à casa de banho

Pais em fúria com regra que obriga alunas menstruadas a pedirem autorização especial para ir à casa de banho. Escola diz que só quer maximizar o tempo de ensino.

Escola secundária obriga alunas menstruadas a pedir autorização especial para ir à casa de banho

Uma escola secundária obriga as alunas menstruadas a recorrerem a uma autorização especial para irem à casa de banho durante as aulas. As jovens têm de recorrer a um “cartão vermelho” para revelar que pretendem utilizar o wc sempre que estão com o período. Esta medida está a gerar revolta junto dos pais das adolescentes, mas é defendida pelo estabelecimento de ensino.

Leia depois
Maior prisão do mundo fica na capital internacional do assassinato e não permite hipótese de fuga
Aquela que está a ser descrita como a nova maior prisão do mundo demorou sete meses a ser construída, fica na capital internacional do assassinato e não permite qualquer hipótese de fuga aos prisioneiros (… continue a ler aqui)

Esta regra, que muitos consideram desumana, é aplicada na Penrice Academy, situada em St. Austell, Cornawall, Inglaterra, e foi dada a conhecer pelo The Sun. “Qualquer humano, criança ou adulto deve ter permissão para usar a casa de banho a qualquer momento”, publicou nas redes sociais a mãe de uma aluna. “Elas dificilmente vão dizer ‘por favor, posso usar a casa de banho, a minha menstruação começou’”, acrescenta. “Se as escolas tratam de cuidar e nutrir as crianças, algumas dessas regras arcaicas e controladoras precisam de ser repensadas”, prossegue. Outra mãe salienta que é uma medida que é “uma invasão da privacidade das meninas”.

“Elas dificilmente vão dizer ‘por favor, posso usar a casa de banho, a minha menstruação começou’”

Lucy Gambier, diretora da escola, defende a decisão, mesmo com a fúria dos pais. “Os alunos da Penrice podem usar as casas de banho no início do dia, entre as aulas, nos intervalos, na hora do almoço e no final do dia”, refere, em declarações citadas pelo jornal. “Entendemos que as meninas nem sempre podem planear a chegada dos seus períodos, o que pode ocorrer durante as aulas. Com isso em mente, as meninas podem solicitar cartões de passagem de período vermelho através dos seus tutores, que podem guardar nas suas malas para usar quando necessário”, refere o professor assistente James Hammersley. Salienta o estabelecimento que está apenas a tentar “o tempo de aprendizagem”.

Junte-se a nós no Instagram

Esta regra é a segunda a gerar polémica neste estabelecimento de ensino. E acontece depois de os alunos terem sido proibidos de utilizar o casaco dentro da escola. “Pedimos principalmente que os casacos sejam removidos dentro da escola. Para que os alunos possam representar a escola com orgulho no seu uniforme completo”, disse a diretora. A verdade é que existem diversas escolas no Reino Unido que limitam as idas à casa de banho.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS