Quem está a enviar mais equipas de resgate para a Turquia e a Síria?

É cada vez menor a esperança de que venham a encontrar-se sobreviventes, mas continuam a chegar à Turquia e à Síria equipas de resgate, muitas apoiadas por cães.

Quem está a enviar mais equipas de resgate para a Turquia e a Síria?

Janez Lenarcic, Comissário Europeu para Gestão de Crises, anunciou no Twitter que quase 1.200 equipas de resgate estavam a caminho da Turquia num esforço coordenado pela União Europeia e por outros países parceiros. Reportagens de Aljazeera, Reuters e Associated Press mostram que os esforços para enviar equipas de salvamento, médicas e outras por países fora da União Europeia superaram este esforço, somando aproximadamente 1.400 pessoas na manhã de quarta-feira. A esperança para encontrar mais pessoas com vida é cada vez mais escassa, mas apesar disso os esforços continuam.

Leia depois
Turquia e Síria: 9 histórias de salvamento que estão a emocionar o mundo
Numa altura em que o número de mortos do sismo que abalou a Turquia e a Síria já ultrapassou os 11 mil, existem histórias de salvamento às quais ninguém consegue ficar indiferente (… continue a ler aqui)

Depois da série de sismos devastadores que sacudiu o centro e o leste da Turquia, bem como a região da fronteira turco-síria na segunda e na terça-feira – causando colapsos de edifícios que prenderam muitas vítimas – ambos os países precisam urgentemente de ajuda internacional imediata. Enquanto os noticiários indicam que mais de 40 países e territórios enviaram ou estavam a preparar-se para enviar equipas para a Turquia, sabia-se que outros três países e territórios enviavam o mesmo tipo de apoio urgente para a Síria – Rússia, Argélia e Palestina.

Equipas de resgate com cães são e derradeira esperança para encontrar sobreviventes

Quem está a enviar mais equipas de resgate para a Turquia e a Síria?
Muitas das equipas governamentais e privadas que auxiliam a Turquia estão a levar cães treinados para busca e resgate

Pessoal adicional pode vir ainda a ser enviado para o país devastado pela guerra através da UE e da ONU, de acordo com vários relatórios. Embora a maior parte da destruição e das vítimas dos terremotos esteja localizada na Turquia, a situação humanitária na Síria era já tensa antes do desastre, diminuindo a capacidade do país para lidar com as consequências do terremoto de forma suficientemente eficaz.

Muitas das equipas governamentais e privadas que auxiliam a Turquia estão a levar cães treinados para busca e resgate. De acordo com os relatórios, o serviço de resgate suíço Redog enviou até ao momento 14 cães, com outros esquadrões de animais vindos de Croácia, Polónia, República Checa, Alemanha, Grécia, Índia, Reino Unido, China, Taiwan, Coreia do Sul e Estados Unidos da América. Muitos países também estão a enviar – ou prometeram – doações de equipamentos médicos, suprimentos de emergência e ajuda financeira.

Infographic: Who Is Sending Rescue Teams to Turkey and Syria? | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS