Enfermeira inglesa detida por matar 8 bebés e tentar matar outros 9

Enfermeira tinha sido um dos rostos de uma campanha de recolha de fundos para a unidade neonatal do hospital onde trabalhava e está agora acusada de matar pelo menos oito bebés.

Uma enfermeira, que já foi o rosto de uma campanha de recolha de fundos para uma unidade neonatal, foi presa por suspeita de assassinar oito bebés e de tentar matar outros nove. Lucy Letby, 30, tinha já sido detida pela Polícia de Cheshire em 2018, por causa de uma série de mortes suspeitas no Hospital Condessa de Chester. Na altura, foi detida sob suspeita de homicídio em relação à morte de oito bebés e pela tentativa de homicídio de mais seis, antes de ser novamente presa, pelos mesmos supostos crimes, em 2019.

LEIA DEPOIS
Homem investigado por crimes sexuais assassinado com tiros nos olhos

Em um comunicado – que não identifica Letby –, o inspetor-chefe Paul Hughes confirma que estão a ser investigada mais nove tentativas de homicídio. «Em julho de 2018, uma profissional de saúde foi presa por suspeita de assassinato em relação à morte de oito bebés e pela tentativa de assassinato de outras seis recém-nascidos na unidade neonatal do Hospital Condessa de Chester. Posteriormente, foi libertada sob fiança enquanto se aguardam novas investigações.

Polícia confirma detenção da enfermeira, mas não revela identidade da suspeita

«A profissional de saúde foi presa novamente por suspeita de assassinato de nove bebés, além dos oito que de facto morreram»

«Hoje, na sequência das investigações, que prosseguem, a profissional de saúde foi presa novamente por suspeita de assassinato de nove bebés, além dos oito que de facto morreram. A mulher está detida, sob custódia, e a colaborar nas investigações.» Ao longo das investigações às mortes infantis, iniciadas em 2017, e relacionadas a mortes de 15 recém-nascidos entre junho de 2015 e o mesmo mês de 2016, o número de vítimas foi crescendo, tendo chegado a 17 óbitos e 16 tentativas de homicídio.

LEIA TAMBÉM
Professora de 32 anos presa 2 anos após relação sexual com aluno de 15

A casa da enfermeira foi alvo de buscas em várias ocasiões. Letby exercia em contexto hospitalar, mas atendia crianças também na morada pessoal. «O meu papel envolve cuidar de bebés que requeiram vários níveis de apoio. Alguns [bebés] ficam aqui por alguns dias e outros ao longo de meses e gosto de vê-los progredir e de apoiar as famílias deles», concedeu a enfermeira, numa entrevista em 2013 à imprnesa local, quando participava numa campanha de angariação de fundos que angariou 3,3 milhões de euros para apoio à unidade neonatal do hospital Condessa de Chester, em Inglaterra.

LEIA AGORA
Menino de 7 anos deixado à porta da escola nunca mais foi visto

Impala Instagram


RELACIONADOS