Empresa dá mais quatro dias de férias a trabalhadores não-fumadores

Fundador da empresa britânica revela que prefere compensar quem não fuma, do que prejudicar quem o faz.

Empresa dá mais quatro dias de férias a trabalhadores não-fumadores

Funcionários da empresa KCJ Training and Employment Solutions, no Reino Unido, estão a ser compensados com quatro dias de férias extra por não fumarem. A medida foi introduzida por Don Bryder, mas não é nova. Em 2017, uma empresa japonesa avançou com a proposta de dar aos funcionários que não fumam seis dias de férias extra.

LEIA DEPOIS

Um morto e um ferido grave em acidente no IP2

A empresa prefere beneficiar os funcionários que não fumam, em vez de prejudicar aqueles que o fazem. Don Bryder – fundador da empresa – considera que é mais justo para quem não faz pausa para fumar, apesar de também ele ser fumador. «Estive atento aos trabalhadores que fumam. Fumam quatro, cinco ou até 10 cigarros num dia e demoram cerca de 10 minutos lá fora em cada cigarro. Reparei que os restantes trabalhadores, durante essas pausas, continuam ao telefone, a escrever e a tentar terminar o trabalho, achei que deviam ser compensados», explicou.

«Um espaço de trabalho saudável é mais feliz»

Se um trabalhador que fuma optar por deixar de o fazer, a medida mantém-se. «Perguntaram-me se deixassem de fumar durante três meses teriam direito a mais um dia de férias e eu respondi afirmativamente. E se deixarem de fumar durante seis meses, têm dois dias», refere. E acrescenta: «Um espaço de trabalho saudável é um espaço de trabalho mais feliz.»

LEIA MAIS
Meteorologia: O tempo para esta terça-feira, 14 de janeiro

Impala Instagram


RELACIONADOS