EMEL já não está a dar dinheiro. Resolvida falha informática que distribuiu 100 mil euros

EMEL já não está a dar dinheiro. Resolvida falha informática que distribuiu 100 mil euros

A falha informática que provocou a distribuição de cerca de 100 mil euros pelas contas de 14 mil utilizadores da aplicação da EMEL já está resolvida.

«A EMEL informa que a falha no sistema informático que serve de suporte à aplicação ePark, e que ontem [terça-feira, dia 8 de janeiro] levou a que fossem creditados, indevidamente, diversos valores em 14 mil contas, se encontra resolvido», refere a nota enviada aos jornalistas. Este erro informático permitiu a distribuição de 100 mil euros por 14 mil contas.

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A empresa salienta que foi «alheia a esta situação». Ainda assim «lamenta o sucedido e compromete-se a fazer tudo para que tal não volte a acontecer».

Falha informática na aplicação da EMEL credita 14 mil contas

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da EMEL explicou que a situação se deveu a uma «falha no ‘software’ da empresa que gere a aplicação». Aplicação essa que permite o pagamento dos parquímetros através do telemóvel.

Esta terça-feira, dia 8 de janeiro, cerca de 14 mil contas foram afetadas e estima-se que cerca de 100 mil euros tenham sido distribuídos.

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A fonte explica que o erro aconteceu durante o processo de «conciliação de todos os pagamentos de todos os créditos». Este é um processo «feito com regularidade».

«Há um processo informático que faz essa reconciliação toda. Nesse processo, houve um ‘bug’ que a empresa aliás está a estudar», sustentou.

Não foram registados casos de subtração de saldo, apenas creditações. De acordo com a EMEL, a «empresa de ‘software’ está a ver se percebe o que é que aconteceu» para que «fosse depositado dinheiro indevidamente em 14 mil contas».

Segundo a mesma fonte, cerca das 19:30 de terça-feira, apenas «111 casos já estavam resolvidos». A empresa estimava que ficaria «tudo resolvido, garantidamente», ainda naquele dia, o que acabou por não acontecer.

A empresa de estacionamento de Lisboa referiu também que, para quem tiver usado este crédito, o dinheiro será debitado «quando fizer o próximo carregamento». Nestas situações a conta poderá ficar com saldo negativo.

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Texto: Redação WIN com Lusa - Conteúdos Digitais

 

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