Por dia são detidas duas pessoas por crimes de violência doméstica

Desde o início de 2019 foram detidos 126 suspeitos por crimes de violência doméstica, o que se traduz numa média de duas pessoas por dia.

Por dia são detidas duas pessoas por crimes de violência doméstica

Desde o início de 2019 já foram detidos 126 suspeitos de crimes de violência doméstica. 10 mulheres e uma criança já perderam a vida este ano, vítimas deste tipo de crimes.

O jornal Público avança estes dados com base nos números fornecidos pela GNR, PSP e PJ. Os suspeitos são maioritariamente homens.

A maioria das detenções foram feitas pela PSP. No ano passado, esta força de segurança deteve 598 pessoas.

A Guarda Nacional Republicana deteve 45 suspeitos. Só esta semana, já deu conta de cinco detenções.

Relativamente à Polícia Judiciária, foi responsável pela detenção de duas pessoas em 2019.  O último caso dá conta de um homem que terá entrado pela varanda na casa da ex-companheira para a forçar a ter relações sexuais, ameaçando-a de incendiar a habitação caso não cedesse.

Governo disponível para alterações à lei da violência doméstica

O Governo está disponível para fazer “alterações cirúrgicas” à legislação sobre violência doméstica, anunciou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, apesar de entender que a atual legislação é «forte» e está em linha com as orientações internacionais.

A ser ouvida na subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação, Mariana Vieira da Silva, depois de questionada por vários deputados sobre a necessidade de alterações à lei, defendeu que o «edifício legislativo» que foi sendo construído ao longo das várias legislaturas «é forte» e «está em linha com as melhores respostas que existem a nível internacional».

Sustentou que é uma legislação que «prevê todas as respostas, nomeadamente em relação ao afastamento do agressor».

«Significa isto que estamos completamente indisponíveis para fazer alterações cirúrgicas que, neste trabalho que temos de fazer, se revelem necessárias? Não. Mas significa que entendemos que o quadro legislativo, nomeadamente em matéria de penas é suficientemente forte para enfrentarmos este desafio», adiantou a ministra.

LEIA MAIS
Sismo de magnitude 7,1 abalou o Peru
Previsão do tempo para sábado

Impala Instagram


RELACIONADOS