Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate às chamas na serra da Estrela

Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão hoje à tarde a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate às chamas na serra da Estrela

Este incêndio deflagrou no dia 6 de agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã, Serra da Estrela, e foi dado como dominado no sábado, dia 13, mas sofreu uma reativação na segunda-feira. Às 18:15 de hoje, o fogo mobilizava 1.253 operacionais, apoiados por 394 viaturas e 12 meios aéreos. Ao fazer hoje, pelas 12:00, um ponto de situação sobre os incêndios em Portugal, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil admitiu que as previsões meteorológicas são desfavoráveis.

Para ler depois
Dois bombeiros feridos em despiste de autotanque na Covilhã
Dois bombeiros ficaram hoje feridos na sequência de um acidente rodoviário perto de Sarzedo, Covilhã, no distrito de Castelo Branco, confirmou a Proteção Civil (… continue a ler aqui)

Reconhecendo que as características da zona dificultam o combate, André Fernandes explicou que a situação é complexa e que a prioridade é a estabilização do incêndio. Até hoje, registaram-se 19 feridos ligeiros e três feridos graves, nenhum dos quais em risco de vida, e danos em duas casas de primeira e segunda habitação. De segunda-feira para hoje, tiveram de ser deslocadas das suas casas 45 pessoas.

Além de atingir o concelho da Covilhã, este fogo chegou a Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, no vizinho distrito da Guarda, queimando um total superior a 14 mil hectares, segundo dados provisórios. Em causa está uma área de parque natural classificada.

Impala Instagram


RELACIONADOS