Dor no pescoço pode indicar grave problema de saúde

Acordar com dor no pescoço é normal se adormeceu com postura incorreta. No entanto, se este é um problema recorrente, pode ser sinal de algo bem mais grave.

Dor no pescoço pode indicar grave problema de saúde

Acordar com dor no pescoço após uma noite em que dormiu numa posição incorreta é perfeitamente normal. Esta dor ou desconforto é justificada por tensão muscular, nomeadamente fruto de uma má postura que poderá ter contribuído para ter a inflamação de um nervo. No entanto, em alguns casos, o incómodo pode ser sinal de algo bem mais grave: um ataque cardíaco. Uma investigação do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido descobriu que, apesar de 70% das pessoas saberem que dor no peito é sintoma de ataque cardíaco, menos de 30% estava ciente de que dor no pescoço é um dos sinais a que se deve estar atento. Um ataque cardíaco é repentino, causa perda de consciência e pode mesmo levar à morte em poucos minutos.

Outros sintomas

Dor no peito;
Dor noutras partes do corpo
Tonturas;
Suor;
Falta de ar;
Náusea e vómitos;
– Ansiedade extrema (semelhante a um ataque de pânico);
Tosse.

Principais fatores

Um ataque cardíaco acontece quando o fluxo sanguíneo para o coração fica bloqueado, “resultando em supressão de oxigénio ao músculo cardíaco. A falta de oxigénio faz com que o ambiente celular se torne ácido, o que se combina para enviar uma mensagem às células do coração para que morram”, explica Peter Macdonald, do Instituto de Pesquisa Cardíaca Victor Chang, na Austrália. Um dos fatores de maior risco é o fumar. Excesso de peso e consumo excessivo de álcool também são outros fatores de risco.

Foto: Shutterstock

Sofre de dores nas costas? Há uma solução
A Medicina Tradicional Chinesa previne complicações na zona das costas, um problema que afeta mais de 70% das pessoas. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS