Doentes morrem com cancro após serem submetidos a transplante

Entre os doentes estava uma criança de 16 meses.

Doentes morrem com cancro após serem submetidos a transplante

Três pessoas morreram com cancro da mama na Holanda. Testes de ADN revelaram que os dois homens e mulher perderam a vida pois os órgãos doados – de uma mulher – continham células cancerígenas, conta a revista científica American Journal of Transplantation. A senhora morreu em 2007 com 53 anos devido a AVC.

LEIA DEPOIS

Alberta Marques Fernandes engana-se e diz «Caixa Geral de Porcos» [vídeo]

Em alguns casos, cancro levou seis anos demonstrar reais efeitos

O mesmo relatório demonstra ainda que a probabilidade de se realizar um transplante de um órgão infetado é de um em dez mil. «A taxa extremamente baixa de transmissão de malignidades durante o transplante prova a eficiência das diretrizes atuais», refere Yvette Matser, redatora principal desse documento. A doença foi diagnosticada pela primeira vez num doente 16 meses depois do transplante, mas em alguns dos casos o cancro demorou seis anos demonstrar reais efeitos no corpo.

Primeira paciente a ser diagnosticada tinha 42 anos

A primeira paciente a ser diagnosticada com cancro – que já estava metastizado – foi uma mulher de 42 anos, que recebeu um transplante de pulmões e que morreu em 2009. Já os dois pacientes (um homem e uma mulher) que receberam um rim cada um só mostraram sinais de cancro da mama alguns anos depois. Já o outro homem, de 32 anos, o rim transplantado foi removido depois de o tumor ter sido detectado, em 2011 e, graças à quimioterapia, conseguiu curar-se. A receptora do fígado, uma mulher de 59 anos, não aceitou a remoção do órgão depois de ter sido diagnosticada e acabou por morrer.

«É um risco necessário, se não as pessoas morriam por não receberem o transplante»

«Estes casos são algo totalmente extraordinário. Ao mesmo tempo, é um risco necessário que há que correr porque senão as pessoas morriam por não receberem o transplante», refere Elisabeth Coll, diretora dos Serviços Médicos da Organização Nacional de Transplantes de Espanha ao jornal El País, acrescentando que não existe nenhum protocolo em que seja reconhecida a necessidade de testes para detetar um «fenómeno tão excecional».

LEIA MAIS

Aula de condução acaba com automóvel dentro da piscina

Queriam tirar selfies mas acabaram em pancadaria

Previsão do tempo para sexta-feira, 17 de maio

Impala Instagram


RELACIONADOS