Documento Único Automóvel entra hoje em vigor. Saiba o que vai mudar

O novo DUA, com uma configuração semelhante ao do cartão do cidadão, aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos automóveis.

Documento Único Automóvel entra hoje em vigor. Saiba o que vai mudar

Todos os carros que recebam a primeira matrícula a partir de quinta-feira, 1 de agosto, passam a ter o novo Documento Único Automóvel (DUA) num formato simplificado, mas também mais «resistente e seguro», informou o Ministério da Justiça (MJ). O novo DUA, com uma configuração semelhante ao do cartão do cidadão, aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos automóveis.

Novo Documento pretende combater furtos

Segundo o MJ, o DUA é «mais fácil de manusear e de guardar na carteira» e, por isso, «menos suscetível de ser deixado no veículo exposto a eventuais furtos». O documento utiliza elementos de segurança reforçados e incorpora um inovador e seguro elemento de leitura ótica: o código «UniQode».

«O DUA na Carteira»

«O DUA na Carteira» é uma medida Simplex incluída no Plano Justiça+Próxima, com o objetivo de simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reunir dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário. Em 2018 foram emitidos 1.9111.721 DUA e prevê-se que, durante o projeto-piloto que decorre até 31 de dezembro próximo, sejam emitidos cerca de 200 mil novos DUA.

LEIA MAIS
Autópsia revela causa da morte de Cameron Boyce
Previsão do tempo para sexta-feira, 2 de agosto

Impala Instagram


RELACIONADOS