Dia do Trabalhador: Saiba as razões desta celebração a 1 de Maio

Neste Dia do Trabalhador, nada melhor que saber a sua origem, que remonta ao ano de 1886.

Dia do Trabalhador: Saiba as razões desta celebração a 1 de Maio

Dia do Trabalhador é uma data celebrada em todo o mundo e que mudou para sempre a vida laboral da sociedade dos nossos dias.

Após a Revolução Industrial que começara em 1760, os trabalhadores conviviam diariamente com condições de trabalho duras e com horários muito prolongados.

Fartos de exploração e em busca de alguns direitos, um grupo de trabalhadores resolveu, mais de um século depois, reivindicar melhores condições de trabalho e um horário mais justo, passando de 13 para 8 horas diárias.

1 de Maio de 1886

Foi no dia 1 de Maio de 1886 em Chicago, Estados Unidos, que uma greve laboral deste grupo de trabalhadores lutou por uma vida melhor.

Este protesto rapidamente alargou a outras cidades dos Estados Unidos, resultando em mortes, tanto de manifestantes como de polícias.

Três anos depois, em 1889,  em Paris, a Internacional Socialista estipulou a data de 1º de Maio como o dia para relembrarmos os trabalhadores que iniciaram a revolução nos Estados Unidos.

Em Portugal, só a partir de maio de 1974 (o ano da revolução do 25 d eAbril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS