Detido o mafioso mais perigoso da Irlanda após guerra entre famílias

Gerry Hutch, um dos criminosos mais perigosos da Irlanda, foi detido em Málaga, Espanha, acusado de planear um assalto ao hotel Regency.

Detido o mafioso mais perigoso da Irlanda após guerra entre famílias

Gerry Hutch, um dos criminosos mais perigosos da Irlanda, foi detido em Málaga, Espanha, acusado de planear um assalto ao hotel Regency, no seu país natal, em 2016. O assalto, que ocorreu durante a pesagem de uma prova de boxe, fez um morto. A Guarda Civil, em colaboração com as autoridades irlandesas, conseguiram encontrar e deter o homem, que estava escondido numa propriedade em Málaga, desde 2016.

A investigação, que teve início em março, levou as unidades de segurança e de crime organizado da Guarda Siochána, polícia da Irlanda, a entrar em contacto com a Guarda Civil para proceder à detenção de Gerry Hutch, depois de ter localizado o homem de 58 anos no sul de Espanha. Foi montada uma vigilância à porta da propriedade onde o suspeito estava escondido.

De acordo com a Guarda Civil, Gerry Hutch “tinha uma rede logística que fornecia o necessário para que não precisasse de sair da propriedade”. Porém, a polícia revelou que Gerry Hutch foi passear pelas ruas de Málaga e acabou por ir jantar a um conhecido restaurante. Aí, acabou por ser detido e apresentou documentação falsa“. Também a propriedade onde Gerry Hutch estava escondido foi alvo de um mandado de busca.

Fiança negada

Detido o mafioso mais perigoso da Irlanda após guerra entre famílias
Momento da detenção de Gerry

Gerry Hutch continua detido sob custódia nas instalações da Guarda Civil, tendo sido negado o pagamento de fiança. No passado sábado, compareceu perante um tribunal em Madrid para uma audiência de instrução para enfrentar um processo de extradição para a Irlanda. O líder mafioso não revelou se iria lutar contra a extradição ou se iria concordar em regressar à Irlanda voluntariamente.

As autoridades acreditam que o assalto ao hotel Regency, em 2016, tinha como principal alvo Daniel Kinahan, filho do maior inimigo de Gerry Hutch. Seria um ato de vingança devido à morte do sobrinho, Gary Hutch, por um membro do grupo desta família. Gary Hutch foi morto a tiro em Mijas, Espanha, numa disputa por dinheiro. James Quinn foi o responsável pelo disparo fatal e enfrenta uma pena de prisão de 22 anos pelo homicídio.

O assalto ao hotel, um dos vários episódios da disputa entre as famílias de criminosos da Irlanda, ocorreu quando um grupo de cinco homens disfarçados de polícias e carregados com armas semiautomáticas AK-47 invadiu a pesagem de uma prova de boxe entre o irlandês Jamie Kavanagh e o português João Bento. O ataque acabou com um morto, David Byrne, que seria membro da família Kinahan.

Impala Instagram


RELACIONADOS