Desflorestação da Amazónia aumentou 80% em setembro

A desflorestação na Amazónia brasileira aumentou 80% em setembro deste ano, face ao mesmo mês de 2018.

Desflorestação da Amazónia aumentou 80% em setembro

O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazónia (Imazon), que analisa a maior floresta tropical do planeta desde há quase três décadas, sublinha que a maioria da desflorestação (48%) ocorreu em terrenos privados, 31% aconteceu em zonas de pequenas povoações, 14% em áreas protegidas e 7% em terras indígenas.

LEIA DEPOIS
Jovem de 16 anos internada após ser agredida por colega de escola

Os estados brasileiros mais afetados pelo desmatamento na Amazónia, que abrange um total de nove estados, foram o Pará (53%), a Rondónia (13%), Amazonas (11%), Acre (11%) e Mato Grosso (10%). O Imazon é um instituto sem fins lucrativos, composto por investigadores brasileiros que usam informações fornecidas por vários satélites para observar a Amazónia e divulgar dados sobre a desflorestação daquela vasta região.

Organizações ambientais e de direitos humanos têm denunciado que por detrás do corte indiscriminado de árvores estão redes mafiosas, que queimam as áreas desmatadas para uso na pecuária e agricultura. Em agosto, a Amazónia brasileira sofreu os piores incêndios da última década, denunciados por ONG internacionais que culparam o discurso anti-ecologista do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

«Guardião da floresta» morto com tiro na cabeça

Os focos de incêndio diminuíram em setembro e outubro, embora tenham aumentado de forma preocupante no Pantanal, considerada uma das maiores áreas húmidas contínuas do planeta.

Segundo o relatório divulgado esta quarta-feira, grupos criminosos suspeitos de agirem na Amazónia também usariam a violência contra defensores ambientais e líderes indígenas que vivem e protegem a região. Na sexta-feira, um «guardião da floresta» de uma reserva no estado do Maranhão (nordeste) foi morto com tiros na cabeça e outro foi ferido, numa emboscada perpetrada por suspeitos de extração ilegal de madeira.

Segundo um relatório do Conselho Missionário Indígena (Cimi), agência ligada à Igreja Católica, as invasões de terras indígenas no Brasil aumentaram 44% nos primeiros nove meses deste ano, coincidindo com a subida ao poder de Bolsonaro, e já excede os registados ao longo de 2018. O Presidente brasileiro é favorável à exploração dos recursos minerais da Amazónia, juntamente com outros países.

Em setembro, durante seu primeiro discurso na Assembleia-Geral da ONU, Jair Bolsonaro afirmou que é «uma falácia» dizer que a Amazónia «é um património mundial».

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 7 de novembro

Impala Instagram


RELACIONADOS