Desapareceu o cientista que criou os primeiros bebés geneticamente modificados

O cientista que diz ter criado os primeiros bebés geneticamente modificado está desaparecido, desde que foi aberta uma investigação às suas experiências.

Desapareceu o cientista que criou os primeiros bebés geneticamente modificados

He Jiankui, o cientista chinês que alega ter trazido ao mundo as primeiras bebés geneticamente modificadas, está desaparecido.

Segundo noticia o South China Morning Post, o antigo responsável pela comunicação do investigador negou que He Jiankui tivesse sido detido pelas autoridades. Existem rumores de que o cientista está em prisão domiciliária, mas uma porta-voz da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China afirma que a possibilidade dessa detenção era «imprecisa».

LEIA MAIS: Casal estrela do Instagram encontrado morto em casa

He Jiankui desapareceu num momento em que a Comissão de Saúde Nacional da China abriu uma investigação às experiências do cientistas, que modificou os genes de dois embriões para torná-los imunes ao vírus da imunodeficiência humana, responsável pela sida.

O cientista tem sido apelidado de «Frankenstein chinês» e o Ministério da Ciência e Tecnologia do país adjetivou as experiências do investigador de «extremamente abominável».

He Jiankui tinha regressado à China no âmbito do The Thousand Talents Plan, um programa criado em 2008 pelo governo da China para recrutar especialistas internacionais para investigações pioneiras em várias áreas do conhecimento.

 

O desaparecimento do cientista foi dado quando este faltou a uma sessão da mesma cimeira, que ocorreu na última quinta-feira à tarde. Não é visto desde então. A página do laboratório em que as experiências foram desenvolvidas, e onde se podia aceder a pormenores científicos sobre elas, também não pode ser acedida desde o final da semana passada.

O Ministério da Ciência e Tecnologia chinês suspendeu todas as investigações científicas em que He Jiankui estivesse envolvido. «A China proibiu o uso reprodutivo de edição em genes de embriões humanos. A experiência [de He Jiankui] violou leis e regulamentos na China», afirma Xu Nanping, vice-ministro da Ciência e Tecnologia.

Segundo ele, o ministério está «firmemente contra» as investigações com bebés geneticamente modificados e promete punir os cientistas que tenham trabalhado com He Jiankui.

Desde a tomada de posição do governo chinês, He Jiankui foi proibido de participar do 15º Prémio de Ciência e Tecnologia da China para Jovens Cientistas.

Entretanto, o Conselho de Ética para as Ciências da Vida de Portugal condenou o anúncio dessa modificação genética: «Embora não existindo prova científica suficiente e fiável de que o anúncio feito pelo investigador [He Jiankui, da Universidade de Shanzen] corresponda à efetiva concretização do que afirma ter sido realizado, a gravidade do propósito levou a comunidade científica internacional, através de instituições idóneas e respeitadas, a condenar os ‘resultados científicos’ e a essa condenação associa-se o Conselho», refere o documento divulgado esta segunda-feira.

Cientista modifica o gene de embriões

A 26 de novembro, He Jiankui anunciou ter usado uma inovadora ferramenta de edição genética para modificar o gene de embriões, que torna os humanos passíveis de serem infetados pelo VIH. Duas bebés geneticamente modificadas nasceram, uma delas imune à infeção.

He Jiankui falou dessas experiências à Associated Press em vésperas da Segunda Cimeira Internacional sobre Edição Genética Humana em Hong Kong. Foi precisamente nessa cimeira que o cientista foi visto pela última vez, quando deu mais pormenores sobre como é que as alterações genéticas foram feitas e anunciou que havia mais uma mulher grávida de um bebé geneticamente modificado – embora essa gravidez ainda fosse muito recente.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS