Cruz Vermelha alerta para agravamento da pobreza e pede mais ajuda

Cruz Vermelha Portuguesa alerta para agravamento do ciclo de pobreza e apela à consignação no IRS para apoiar a população mais vulnerável.

Cruz Vermelha alerta para agravamento da pobreza e pede mais ajuda

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) regista um “aumento dos pedidos de ajuda” e alerta para o “agravamento do ciclo de pobreza em Portugal”. Em 2022, os pedidos de ajuda de famílias em grande situação de vulnerabilidade “aumentaram 74%”. São “cada vez mais as histórias de quem já não consegue pagar alimentos e a renda da casa”, encontrando-se em risco de “ficar na situação de sem-abrigo”. Só nos dois primeiros meses deste ano, a equipa central da CVP recebeu “100 pedidos de ajuda”, valor que “mais do que duplica” os números do mesmo período de 2022.

Para ler depois
Governo quer diminuir pobreza de 16 para 10% até 2030
O Governo quer diminuir de 16 para 10% a pobreza em Portugal até 2030 e deverá anunciar em breve medidas para atenuar os efeitos da inflação na alimentação, anunciou hoje a coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (… continue a ler aqui)

Face a esta grave emergência social, a CVP apela aos portugueses que consignem 0,5% do seu IRS a esta instituição. “Com esta dádiva generosa, cada um está a ajudar mais de 55 mil famílias em cuidados básicos e de primeira necessidade, a apoiar mais de 6.500 vítimas de violência doméstica e a garantir muitas outras ações humanitárias junto de idosos isolados e de pessoas sem-abrigo”, lê-se num comunicado enviado ao Portal de Notícias da Impala.

Cruz Vermelha lança campanha nacional

Com o mote “Há escolhas que ninguém deve ter que fazer”, a CVP vai avançar com uma campanha nacional na televisão e no digital com a participação de Nuno Lopes e Inês Castel-Branco. Juntos recordam histórias de quem a Cruz Vermelha Portuguesa ajuda diariamente e para quem a consignação de 0,5% do IRS é tão importante.

Consignar 0,5% do IRS à CVP não tem qualquer custo e ajudará a responder melhor a todos os pedidos que não param de crescer. “Ao preencher a sua Declaração de IRS basta colocar uma cruz no espaço próprio do modelo da Declaração do IRS, com a indicação do NIF 500 745 749 – CVP”, solicita a CVP.

Impala Instagram


RELACIONADOS