Crianças brincam em quadrados de giz: a comovente realidade de reabrir as creches

Uma foto de crianças, de apenas três e quatro anos, numa escola em Tourcoing, no norte da França, causou choque e indignação em todo o país.

Lionel Top, jornalista de TV do canal de notícias BFM, tirou as fotos esta terça-feira numa das creches de França, já reabertas, e alertou para o facto de as crianças terem sido instruídas a permanecer nas suas zonas. «Para garantir o respeito pelas distâncias, no intervalo, a equipa de ensino desenhou quadrados para os pequenos», relatou o repórter francês. «As crianças brincam, dançam, pulam, riem juntas, mas… da forma como a imagem ilustra. Pelo que vimos, não interpretam a situação como um castigo.» Os seguidores de Lionel no Twitter, no entanto, têm outra forma de interpretação. Expressam tristeza raiva por uma cena que parecia ter saído de um filme de terror. «Nunca vi uma imagem tão triste», comenta Myriam Cau. «É horrível sujeitar as crianças a isto.»

LEIA DEPOIS
Recém-nascido abandonado num lago comido por lagartos gigantes

Creches instruídas para «manterem o distanciamento social» das crianças

Lily, também no Twitter, considera a situação «desumana» e «vergonhosa para crianças» «Mas também para professores e institutos! Que horror!» Antoine Diot aposta que «a imagem das crianças nos quadrados de giz acabará por ilustrar esta situação muito estranha nos livros de História». Um porta-voz do Ministério da Educação de Paris disse não haver «instruções específicas» para os professores desenharem quadrados de giz para os alunos. Mas confirmou que foram todos instruídos para «manterem o distanciamento social» das crianças.

Em Portugal, as creches reabrem em 18 de maio

As escolas em França começaram a reabrir esta semana, depois de o país ter emergido de um confinamento de oito semanas para conter  a covid-19. Os professores estão entre os que manifestaram extrema preocupação com a reabertura das instituições escolares e muitos pais continuam a manter, quando podem, os filhos em casa. Em Portugal, as creches reabrem em 18 de maio, mas maioria das crianças não vai regressar nessa altura. A Direção-Geral de Saúde ainda estuda as melhores formas de distanciamento social nas creches, mas adverte, para já, que creches e amas devem reduzir crianças por sala, mas sem comprometer atividades.

LEIA MAIS
Escassez de lixo nas ruas desertas de Liverpool leva gaivotas a tornam-se canibais

Impala Instagram


RELACIONADOS