Criança morre engasgada com uva passa na passagem de ano

Um menino de três anos morreu esta terça-feira, dia 1 de janeiro, em Gijón, Espanha, depois de se ter engasgado com uva passa na véspera de ano novo.

Criança morre engasgada com uva passa na passagem de ano

Um menino de três anos morreu esta terça-feira, dia 1 de janeiro, na localidade de Gijón, em Espanha, depois de se engasgar com uma uva passa na véspera de Ano Novo. O El Periódico revela que o incidente aconteceu quando a criança comia uma das 12 uvas passas, nos minutos que antecederam a meia-noite.

LEIA MAIS: Estes foram os temas mais discutidos pelos portugueses no Facebook em 2018

«É um verdadeiro pesadelo. Ainda não acredito. Estou em choque e não sei o que vou fazer», disse a mãe da criança em declarações ao La Provincia.

O alerta foi dado às autoridades pelos pais da criança. O menino foi transportado para o hospital mais próximo e encontrava-se em paragem cardiorrespiratória. Apesar das manobras de reanimação, os médicos não conseguiram reverter a situação.

Alimentos causam mais de metade dos casos de asfixia mortal em crianças

Os produtos alimentares são apontados como a principal causa de mais de metade dos casos de asfixia mortal em crianças até aos cinco anos. As uvas ocupam o terceiro lugar dos incidentes, depois dos cachorros quentes e dos doces.

As vias respiratórias das crianças são mais estreitas, para além de estas não terem ainda a dentição completa e desenvolvida para mastigar os alimentos convenientemente. Estes fatores fazem desta faixa etária a mais propensa a cenários de asfixia.

LEIA MAIS: ALERTA | Previsão do tempo para quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

 

Impala Instagram


RELACIONADOS