Criança de sete anos morre após engolir uma pilha em Coimbra

José dos Santos, de sete anos, morreu no hospital de Coimbra após engolir uma pilha de ‘botão’. Os médicos ainda conseguiram retirar o objeto, mas já não havia nada a fazer. Conheça o perigo das pilhas e o que acontece quando uma criança as ingere [vídeo].

Criança de sete anos morre após engolir uma pilha em Coimbra

Uma criança de sete anos morreu de vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos), no hospital de Coimbra, após engolir uma pilhaJosé dos Santos terá sido logo hospitalizado e operado de urgência após o acidente, que ocorreu por volta do natal. Os médicos procederam à remoção da pilha, mas esta já tinha causado demasiadas lesões internas. O menino acabou por morrer no dia 14 de janeiro.

Leia depois
Dez alimentos perigosos que podem sufocar uma criança
Cuidado com os alimentos que podem sufocar uma criança. Conheça a lista  (… continue a ler aqui)

José dos Santos é filho de emigrantes portugueses na Suíça e estava a passar a época natalícia com a família na freguesia do Zambujal, em Coimbra. “Os cirurgiões conseguiram remover a pilha mas o meu filho morreu posteriormente de vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos)”, relatou a mãe da criança ao jornal 24heures.

O colégio que José frequentava, em Payerne, no cantão de Vaud, reagiu à tragédia: “O nosso estabelecimento está a lidar com a morte de um aluno. Esta morte ocorreu num ambiente privado”, afirmou o diretor, Xavier Nicod. A escola primária criou, ainda, um espaço de aconselhamento psicológico para alunos, funcionários e professores que “sentirem necessidade”.

Os perigos das pilhas

Em 2014, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Comissão Europeia desenvolveram uma campanha internacional de sensibilização sobre os perigos e os desafios de segurança das pilhas botão. Portugal, enquanto membro da OCDE, participou nesta campanha em conjunto com a Austrália, Coreia, Estados Unidos, Brasil, México, Chile, Canadá , Letónia e França, pode ler-se no site da Direção-Geral do Consumidor.

Nesta sequência, a European Portable Batteries Association (EPBA), associação europeia que representa a indústria das baterias e pilhas portáteis, criou um sítio da internet com informação sobre os riscos relacionados com as pilhas botão: Button Battery Ingestion, disponível em várias línguas, incluindo português. O site contém mensagens dirigidas aos pais e aos profissionais de saúde sobre os cuidados que devem ser observados incluindo procedimentos a adotar em caso de acidente. Como lhe mostramos de seguida.

O que pode acontecer quando uma criança engole uma pilha botão?

O tamanho muito reduzido das pilhas botão aumenta o risco de ingestão acidental pelas crianças, alerta o site. Na maioria dos casos, a pilha botão passa pelo corpo naturalmente, sem causar danos. No entanto, é possível que a pilha botão, quando ingerida, fique presa no tubo de alimentação. Isso pode ser muito perigoso e pode levar, na pior das hipóteses, à morte da criança.

As pilhas moeda de lítio têm um diâmetro maior (16-25 mm) e uma carga elétrica muito superior (3 volts), o que aumenta consideravelmente o risco dessas pilhas, quando engolidas, ficarem presas no esófago de uma criança.

E depois da criança engolir uma pilha, o que acontece?

Além de serem engolidas, as pilhas botão também podem ser inseridas nos orifícios do corpo, como orelhas e o nariz, danificando tecidos delicados e causando ferimentos graves, se não forem detectados e tratados a tempo. Se uma pilha moeda de lítio ficar presa, há grande probabilidade que uma corrente elétrica seja gerada entre a pilha e os fluidos do tecido no tubo de alimentação. Isso pode levar a queimaduras internas graves, que podem resultar em problemas de saúde crónicos e mesmo levar à morte, a menos que haja intervenção médica rápida.

Tais situações requerem atenção médica urgente para remover imediatamente a pilha.

O vídeo exemplificativo do que acontece após ingestão de uma pilha

@melissabertuglia Prevention starts with you. And yes, I cried making this video #buttonbattery #reeseslaw #remembernugget #energizerbunny #Rayovac #prevention #toddlersoftiktok #babiesoftiktok #fy #fyp ♬ I Don’t Wanna Go To Heaven – Nate Smith

Foto: Michał Parzuchowski na Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS