Por que é que esta criança está a beber água do chão?

Fotografia de criança a beber água do passeio levanta questões sobre pobreza e mendicidade.

Por que é que esta criança está a beber água do chão?

A fotografia, captada em Posadas, Argentina, mostra uma criança a beber água de uma poça, num passeio. Foi publicada no Facebook por Migue Rios e gera, há meses, uma onda de indignação naquele país da América do Sul.

LEIA MAIS: Leite faz bem ou mal à saúde? A resposta polémica de Manuel Pinto Coelho

«Enquanto o país se incendeia, esta menina hidrata-se do chão. Estamos a fazer alguma coisa mal enquanto sociedade, não?», questiona o jovem, que trabalha num projeto solidário naquela zona.

A história por detrás da fotografia da criança a beber água do chão

De acordo com o site Misiones Online, da província argentina com o mesmo nome, a fotografia foi captada a 12 de dezembro, em Posadas.

A criança da imagem pertence ao povo indígena mbya, subtribo do povo guarani, que originalmente habitava aquela zona e que depende maioritariamente da venda de artesanato e da mendicidade para sobreviver.

LEIA MAIS: Mata irmã em acidente e mostra tudo em direto no Instagram

 

As crianças, como explica o mesmo site, são exploradas por adultos e obrigadas a pedir esmolas junto dos automobilistas que por ali passam. Enquanto os pais vendem artesanato nas ruas, as crianças mendigam junto aos semáforos.

De acordo com o diário argentino Clarín, em Misiones vivem 6500 mbya em cerca de 200 aldeias. «A sua principal fonte de rendimento são a venda de artesanto e sobrevivem da escassa assistência concedida pela Direção de Assuntos Guarani».

«Tomei a decisão de a publicar para que percebam, de uma vez por todas, a realidade em que vivemos»

Apesar de ter sido duramente criticado por publicar esta imagem, Migue Rios explicou as razões da divulgação pública da fotografia.

«Tomei a decisão de a publicar para que percebam, de uma vez por todas, a realidade em que vivemos. Creio que a melhor maneira de protestar é esta, já que os que deveriam tomar conta destas pessoas só têm um interesse: roubar. Deixemos de tapar o sol com a peneira. Ou assumem as responsabilidades ou vamos manifestar-nos!»

LEIA MAIS: Foi a tribunal mas juiz perdoou-lhe tudo. Descubra porquê

 

Impala Instagram


RELACIONADOS