Covid-19: tartarugas aproveitam praias sem turistas para nidificar [vídeo]

Pandemia da covid-19 tem lados positivos. Milhares de tartarugas aproveitam as praias vazias na Índia, fruto do recolhimento obrigatório, para nidificarem.

Nos últimos dias, milhares de tartarugas chegaram às praias de Gahirmatha e de Rushikulya, na Índia. As autoridades locais acreditam que o facto de deve ao recolher obrigatório por que atravessa grande parte da população mundial. «Não podemos negar que, com a pandemia causada pela covid-19, muitas coisas estão a transformar-se.» Enquanto os humanos estão em casa para evitarem o contágio, mais de «70 mil tartarugas marinhas de Olive Ridley foram vistas recentemente a nidificar nas praias de Odisha, na Índia.

LEIA DEPOIS
Bill Gates constrói 7 fábricas para acelerar produção de vacinas covid-19

Espécie de tartarugas marinhas está em extinção

A espécie está em perigo de extinção e proporcionou um verdadeiro espectáculo a que ativistas puderam assistir. Estima-se que ao longo da vida cada uma destas fémeas deposita cerca de 60 mil ovos. O Departamento Indiano do Meio Ambiente informou que, no ano passado, as tartarugas foram incapazes de realizar o processo porque as praias locais foram fortemente afetadas pelo ciclone Titli. Este ano, porém, as autoridades limparam as praias para que as tartarugas pudessem nidificar. O processo foi ainda facilitado pela ausência de turistas. A organização Odisha Wildlife relata que «cerca de 50% da população desta espécie nidifica nas costas» da Índia. Após a postura das tartarugas, vários voluntários deverão «iniciar um processo de vigilância e segurança para as crias que, no nascimento, são presas fáceis para pássaros e caranguejos da região.

LEIA MAIS
Chineses identificam novos sintomas da covid-19 [estudo]

Impala Instagram


RELACIONADOS