Covid-19: EMA encontra ligação entre vacina da AstraZeneca e coágulos sanguíneos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quarta-feira, em comunicado, que encontrou uma possível ligação entre a vacina da AstraZeneca e casos muito raros de coágulos no sangue.

Covid-19: EMA encontra ligação entre vacina da AstraZeneca e coágulos sanguíneos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quarta-feira, em comunicado, que encontrou uma possível ligação entre a vacina da AstraZeneca e casos muito raros de coágulos no sangue.

No entanto, o regulador europeu continua a dizer que a vacina é segura e eficaz e que os benefícios superam os riscos. Alerta, no entanto, que os fenómenos tromboembólicos devem passar a ser considerados como efeitos secundários da vacina.

“A vacina salva vida, evita hospitalizações e a Europa precisa de usar as vacinas disponíveis no mercado, o que pressupõe também o uso da AstraZeneca”, afirmou a diretora da EMA, em conferência de imprensa.

Embora a maioria dos casos ocorram em pessoas com menos de 60 anos e em mulheres, devido às diferentes formas de como a vacina é usada nos diferentes países, não se concluiu que a idade e o sexo sejam fatores de risco claros para esses efeitos colaterais muito raros“.

De acordo com a EMA, foram registados 106 fenómenos tromboembólicos até 22 de março: 62 casos de trombose do seio venoso cerebral e 24 casos de trombose venosa esplâncnica. Destes, há a registar 18 mortes, num universo de cerca de 25 milhões de vacinados na UE, Espaço Económico Europeu e Reino Unido.

Ainda antes de ser conhecida a posição da EMA, a presidência portuguesa do conselho da União Europeia (UE) agendou para esta tarde uma reunião de urgência dos ministros da Saúde, por videoconferência, para debater as conclusões dos peritos sobre os eventuais riscos associados à vacina AstraZeneca contra a covid-19.

Impala Instagram


RELACIONADOS