Covid-19: Adolescente morre após alta do Hospital de Braga

Gabriela Quintas, de 19 anos, morreu nesta terça-feira após ter ido ao Hospital de Braga por febre alta e dificuldade em respirar.

Covid-19: Adolescente morre após alta do Hospital de Braga

Gabriela Quintas, de 19 anos, morreu ao início da tarde desta terça-feira, vítima de covid-19, cinco dias depois de ter tido alta do Hospital de Braga, onde lhe foi diagnosticado o coronavírus. A mãe de Gabriela Quintas está indignada, a Direção-Geral da Saúde diz que a jovem não estava vacinada. A adolescente era portadora da síndrome de Dravet, uma epilepsia rara e considerada grave. Foi levada ao hospital pela mãe, no dia 9, com febre alta e visíveis dificuldades respiratórias. Esteve a soro e, para surpresa da mãe, ao final da tarde desse mesmo dia teve alta.

«Médica disse que podia ir para casa»

“Tinha dado positivo à covid e estava com febre, mas a médica disse-me que o que ela estava a fazer no hospital podia fazer em casa. Receitou-lhe Ben-u-ron para a febre e disse para, em caso de necessidade, ligar para a Saúde 24”, conta Susana Quintas, em declarações ao Correio da Manhã. A febre acalmou e, apesar de acamada, a jovem manteve-se estável até à madrugada desta terça-feira. De manhã, a situação piorou e Susana ligou à Saúde 24. “Disseram-me para pediu uma ambulância, mas dos bombeiros e da Cruz Vermelha responderam-me que só faziam transportes de Covid por marcação. Voltei a ligar e disse que a minha filha não conseguia respirar. Enviaram o INEM, mas tarde demais”, explica a mãe enlutada.

Em comunicado, o Hospital de Braga explica “iniciou um processo de inquérito para apuramento de todos os factos” e endereça as “sentidas condolências à família, por esta irreparável perda”.

LEIA AINDA
Médica desvaloriza derrame cerebral: «Não é motivo para vir às Urgências»

Impala Instagram


RELACIONADOS