Coreia do Norte confirma lançamento de míssil e preocupa Estados Unidos

A Coreia do Norte confirmou esta quinta-feira, 3 de outubro, o lançamento de um míssil a partir do mar.

Coreia do Norte confirma lançamento de míssil e preocupa Estados Unidos

A Coreia do Norte confirmou esta quinta-feira, 3 de outubro, a realização de um teste com um míssil capaz de transportar um ogiva nuclear, que foi lançado de uma plataforma no mar.

LEIA DEPOIS
Polícia de Hong Kong justifica reação por elevada violência dos manifestantes

Apesar de este ser apenas mais um lançamento de uma série realizada nos últimos tempos, o facto de ter sido lançado no mar levanta uma nova possibilidade. A Coreia do Norte poderá colocar estes mísseis em submarinos brevemente. O que significa que poderá lançar os mísseis longe do seu território, próximo de outros.

O projétil, que caiu no mar do Japão, voou cerca de 450 quilómetros e atingiu uma altitude de 910 quilómetros. A Coreia do Norte confirmou o teste e revelou que se trata de um míssil Pukguksong-3, disparado num ângulo vertical, e que não «teve impacto adverso na segurança dos países vizinhos».

Porta-voz do Departamento de Estado norte-americano já reagiu

A possibilidade de a Coreia do Norte estar a desenvolver a capacidade de lançar um míssil a partir de um submarino, captou a atenção dos Estados Unidos, uma vez que a Coreia do Norte pode utilizar os submarinos para chegar à costa do Hawai. Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano afirmou, em reação a esta notícia, que Pyongyang deve evitar «provocações» e permanecer focado nas negociações nucleares.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta quinta-feira, 3 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS