Complemento Solidário para Idosos aumenta 189 euros em 2020

Aumento anual equivale a 15,7 euros por mês.

Complemento Solidário para Idosos aumenta 189 euros em 2020

A atual proposta de Orçamento do Estado para 2020 contempla a subida do Complemento Solidário para Idosos em 189 euros anuais. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, não fecha portas às negociação parlamentar, mas para já apenas a atualização do CSI para apoiar idosos com mais carências económicas e a subida automática das pensões estão previstas.

LEIA DEPOIS
MAAT afetado por depressão Elsa vai estar fechado «nos próximos tempos»

Segundo a proposta apresentada, «em 2020, o Governo reforça as pensões de valor mais baixo, de modo a aumentar os rendimentos destes pensionistas e a combater a pobreza entre as pessoas idosas» e inclui um quadro de 337 milhões de euros para a atualização extraordinária das pensões.

A referência ao reforço das pensões de menor valor «comporta várias rubricas, que vão desde a questão de atualização das pensões à reposição do valor de referência do CSI gradualmente até ao valor do limiar de pobreza», diz a ministra. A governante reconheceu ainda que «em sede de especialidade, haverá discussões e um debate sobre as mudanças que podem ser concretizadas», não excluindo totalmente um acordo com a esquerda parlamentar.

Segundo o Ministério do Trabalho, o aumento anual de 188,85 euros para os cerca de 160 mil beneficiários do CSI equivale a 15,7 euros por mês.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para este sábado, 21 de dezembro

Impala Instagram


RELACIONADOS