Companhias aéreas instalam câmaras nos assentos do avião

As maiores companhias aéreas – American Airlines, United Airlines e Singapore Airlines – admitem ter instalado câmaras nos assentos do avião.

Companhias aéreas instalam câmaras nos assentos do avião

American Airlines, United Airlines e Singapore Airlines admitem ter instalado câmaras nas costas dos assentos dos passageiros. Estas foram as três companhias aéreas que revelaram que o fizeram, mas acredita-se que outras possam estar a usar a mesma tecnologia.

Os ecrãs que muitos aviões têm, e que permitem aos passageiros verem filmes, escondem também uma pequena câmara. Apesar de as terem colocado, estas três companhias dizem que nunca ativaram o sistema.

Passageiro pede esclarecimento a companhia aérea

Esta revelação surge na sequência de uma publicação de um passageiro da Singapore Airlines. O homem partilhou uma mensagem no Twitter a pedir esclarecimentos à companhia aérea daquilo que lhe pareceu ser uma câmara.

O porta-voz da Singapore Airlines, James Boyd, afirmou, num comunicado, que as câmaras estão instaladas em 84 aviões. Explica ainda que a  instalação do equipamento faz parte do sistema de entretenimento dos fabricantes e que nunca foram utilizadas enquanto sistema de vigilância.

Alguns passageiros sugerem que seja colocada fita adesiva nas câmaras, uma vez que as companhias aéreas podem correr o risco de serem atacadas por um hacker e verem o sistema ativado.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para segunda-feira
Será que os sonhos prevêem o futuro? Cientista explica

Impala Instagram


RELACIONADOS