Como se ultrapassa a morte de um ídolo? Psicóloga responde

Como se ultrapassa a morte de um ídolo? Como poderão os pais ajudar os filhos a ultrapassar esse momento? A psicóloga Sofia Moura tem respostas.

Como se ultrapassa a morte de um ídolo? Psicóloga responde

Foi a 28 de junho de 2011 que o ator e cantor Angélico Vieira perdeu a vida, vítima de um acidente de viação, deixando milhares de jovens devastados. O site Crescer quis perceber como poderão os pais ajudar os filhos a ultrapassar a morte de um ídolo. A psicóloga Sofia Moura tem as respostas.

Há oito anos, o país ficou chocado com a notícia, principalmente a geração mais nova. O jovem fazia parte da banda D’ZRT e foram muitas as homenagens prestadas ao também ator da série juvenil ‘Morangos com Açúcar’, da TVI.

«A adolescência poderá apresentar-se como a pior fase para se perder um ídolo por se tratar de um período em que existem uma soma de ambiguidades, sendo que a adolescência por si só é caracterizada por um luto dos aspectos da infância. Uma morte vivenciada durante este percurso merece um olhar mais cuidado por parte dos pais», começa por explicar Sofia Moura. «Um ídolo pode ser uma referencia importante de identificação nesta fase de construção de uma nova identidade do adolescente, pelo que o desaparecimento e ou morte de um pode ter um forte impacto no adolescente. É importante identificar pensamentos e ajudar a dar voz aos sentimentos a eles associados, sem andar demasiado “em cima deles”dando-lhes espaço e tempo.»

Leia a entrevista na íntegra aqui.

LEIA MAIS

Homem dispara sobre bebé de 10 meses depois de ser rejeitado pela mãe

Polícia inglesa admite que Maddie pode nunca ser encontrada

Previsão do tempo para sábado, 29 de junho

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS