Coletes Amarelos prometem para hoje 14.º sábado seguido de protestos

O movimento dos Coletes Amarelos efetua hoje em França o 14.º sábado de mobilização nacional contra o aumento dos combustíveis, por uma taxação mais justa e contra a queda do poder de compra.

Os protestos, iniciados a 17 de novembro de 2018, têm sido marcados por atos violentos de destruição de bens públicos e privados, sobretudo na capital francesa. A polícia francesa deteve desde o primeiro grande protesto dos Coletes Amarelos, a 17 de novembro de 2018, cerca de 8.400 pessoas, nos quais quase 1.300 agentes e bombeiros ficaram feridos, revelou quinta-feira o ministro do Interior francês, Christophe Castaner.

Do total de detidos desde o primeiro grande protesto, 1.800 foram condenados, dos quais 316 a penas de prisão, e há 1.300 casos ainda por julgar. Muitos foram apenas identificados e depois libertados. O ministro culpou “pequenos grupos movidos pelo ódio” de atos violentos, e opôs-se a qualquer amnistia, como pedem alguns dos porta-vozes dos “coletes amarelos” e partidos da oposição.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para sábado, 16 de fevereiro de 2019

Bruno de Carvalho chora pela família: «Desculpem-me estes 5 anos e meio»

ALERTA | Jovem morto a tiro em zona de diversão noturna no Seixal

 

Impala Instagram


RELACIONADOS