Estas são as 10 coisas de que precisa para quando o bebé nascer

A chegada de um bebé é sempre motivo de muita azáfama e existem alguns preparativos importantes que não podem deixar de ser realizados.

Estas são as 10 coisas de que precisa para quando o bebé nascer

1. Para o bebé dormir

Vai precisar de um berço/alcofa ou de uma cama de grades. Se optar pela alcofa, escolha uma de estrutura rígida e coloque‑a dentro da cama do recém-nascido ou num espaço amplo, para que não caia.

EMPREGO: Fábrica abre 60 vagas para experimentar Nutella e Kinder

A cabeceira do berço/alcofa deve estar elevada a 30º. Compre dois resguardos para o colchão e dois a três conjuntos de lençóis. Opte por uma manta ou cobertor leve em vez de um edredão até a criança fazer um ano.

2. Cama de grades

A cama de grades deve obedecer às normas de segurança europeias e ter um colchão firme e ajustado ao tamanho da cama. A distância entre as barras das grades deve ser menor do que seis centímetros. Se quiser, adquira um protetor almofadado para colocar ao longo da cama e tenha o cuidado de o prender bem às grades.

3. Alimentação

Se não for amamentar, vai precisar de biberões, tetinas, aquecedor de biberões (opcional), escovilhão e leite em pó. Se existirem condições normais de higiene e as mãos forem bem lavadas, não é necessário esterilizar ou ferver os biberões, bastando lavá‑los com água quente, utilizando escovilhão e detergente ou máquina de lavar louça.

4. Para passear

Para transportar o bebé vai precisar de carrinho com baby coque. Deve ter um saco/mochila para transportar tudo aquilo que a criança vai precisar quando saírem – biberão/leite artificial/água quente, muda‑fraldas dobrável (muitos sacos já têm um), fraldas, toalhetes e fralda de pano, caso o bebé bolce.

LEIA MAIS: 7 situações em que deve ir de imediato ao ginecologista

5. Roupa

A roupa que comprar deve ser confortável (permitindo a liberdade de movimentos) e prática (de vestir e despir). Prefira peças de algodão e remova as etiquetas colocadas no interior da roupa, pois podem provocar comichão e irritação. Também necessitará de casacos e agasalhos mais substanciais para quando o bebé sair.

6. Mudar a fralda

Vai necessitar de fraldas descartáveis, um muda-fraldas (opcional), discos/quadrados de algodão e água de limpeza para limpar a pele do bebé quando se mudar a fralda e um creme barreira (com vitamina A e óxido de zinco) para aplicar na região perianal. Os toalhetes podem secar a pele do bebé e devem ser reservados para as saídas. Se os usar no dia‑a‑dia, assegure‑se que não contêm álcool.

7. Zonas sensíveis

Para a higiene do bebé vai necessitar de compressas e soro fisiológico para limpeza dos olhos, se existirem secreções oculares, e compressas para secar o coto umbilical depois do banho.

LEIA MAIS: Tem a vida sexual num marasmo? Dicas infalíveis para voltar em grande!

8. Banho

Para dar banho ao bebé vai precisar de uma banheira próprio, gel indicado para o banho do bebé (com pH neutro, sem detergentes ou perfume) e, caso deseje, um termómetro para medir a temperatura da água. As toalhas para secar o bebé devem ser grandes e macias.

9. Hidratação

Para hidratar a pele do bebé após o banho necessitará de um creme emoliente/hidratante específico. Vai precisar de um pente ou escova macia para pentear o cabelo do bebé (depois de seco). Depois do banho é a altura ideal para cortar as unhas ao bebé (que amoleceram), usando um corta-unhas próprio ou uma tesoura de bicos redondos.

10. Quarto

Pode dar largas à sua imaginação quando decorar esta divisão. Porém, deve privilegiar cores suaves, padrões que estimulem os sentidos e luz indireta. Segurança deve ser a palavra de ordem!

LEIA MAIS: Morreu de desnutrição jovem abandonado pela mãe

Impala Instagram


RELACIONADOS