Cigarro eletrónico deixa mulher de 34 anos em risco de vida

Amanda Stelzer quase morreu depois de ter sido diagnosticada com síndrome do desconforto respiratório agudo.

Cigarro eletrónico deixa mulher de 34 anos em risco de vida

Amanda Stelzer, de Ohio, nos Estados Unidos da América, quase morreu depois de ter sido diagnosticada com síndrome do desconforto respiratório agudo. Esta patologia é provocada pela utilização contínua do cigarro eletrónico. A mulher, de 34 anos, começou a fumar cigarros eletrónicos em 2015. Fumava aproximadamente uma ampola de líquido por dia, o que equivale a cerca de 50 cigarros normais.

Em 2019 foi até ao centro de saúde depois de começar a sentir dificuldades respiratórias. No dia seguinte, foi internada. Amanda passou cerca de três semanas ligada a aparelhos que a ajudavam a respirar.

Depois de ter tido alta, Amanda ficou seis meses sem poder trabalhar e sem poder ficar perto de pessoas fumadoras. “Parece inofensivo, mas não é. Nunca se sabe o que pode acontecer”, afirmou em declarações ao Daily Mail.

Amanda foi aconselhada a usar pastilhas de nicotina para enfrentar as crises de abstinência. Atualmente sofre de stress pós-traumático devido a tudo o que passou. “Foi estranho ter que desinfetar tudo e pedir às pessoas que não fumasse mais perto de mim. Até perdi dois amigos que se recusaram… Mas não quero que outra pessoa passe pela mesma situação”, disse ainda.

O que é a síndrome do desconforto respiratório?

A síndrome do desconforto respiratório, também conhecida como pulmão húmido, acontece devido ao acumular de fluido nos alvéolos pulmonares. Por causa desse líquido, o doente não consegue encher o pulmão de ar o que dá origem à baixa oxigenação do corpo e pode mesmo, em casos mais graves, levar à falência de órgãos e ser fatal.

Para ler depois
Jovem de 23 anos descobre cancro agressivo depois de pensar que era alérgica ao álcool
Izzy Fletcher adorava festas e bebidas alcóolicas. Em março do ano passado, a jovem britânica começou a sentir dores no peito e na cabeça cada vez que ingeria álcool (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS