Cientistas detetam sinal de rádio repetitivo a vir de outro planeta

Sinal de rádio vem de planeta a 12 anos-luz da terra. Cientistas acreditam que possa significar que há vida no planeta rochoso chamado YZ Ceti b.

Cientistas detetam sinal de rádio repetitivo a vir de outro planeta

Cientistas da US National Science Foundation captaram sinais de rádio repetitivos de um planeta a 12 anos-luz da Terra. Os sinais –  que não são comuns e vieram do centro da Via Láctea, de um planeta rochoso chamado YZ Ceti b, que orbita a pequena estrela anã vermelha YZ Ceti. – não se encaixam em nenhum padrão conhecido das fontes de rádio.

Para ler depois
Neurocientista explica por que doentes em estado grave melhoram antes de morrer
É frequente ouvir-se que o paciente “até estava a melhor” ou “nos últimos dias estava a recuperar muito bem” e, pouco depois, chega a trágica notícia. Mas há uma explicação para esta súbita melhoria (… continue a ler aqui)

Esta descoberta – publicada esta segunda-feira na revista Nature Astronomy – sugere o planeta tem um campo magnético, condição essencial para ser habitável. É provável que o sinal de rádio tenha tido origem numa interação entre esse campo magnético e a estrela que o planeta orbita, semelhante ao que acontece na Terra com as auroras boreais.

O campo magnético da Terra é uma das principais características que lhe permite abrigar vida e serve para proteger o nosso planeta de partículas de alta energia trazidos pelo Sol. Tal como ajuda a manter uma atmosfera estável.

“Se um planeta sobrevive ou não com uma atmosfera pode depender de o planeta ter ou não um campo magnético forte”, disse Sebastian Pineda, astrofísico da Universidade do Colorado. Assim, quando os cientistas detetaram o sinal de rádio, levantou esperanças de que pudesse existir vida naquele planeta.

No entanto,  o campo magnético pode não indicar a presença de vida. Isto porque o planeta completa uma órbita em apenas dois dias (ou seja, um ano com dois dias), o que significa que está muito perto da sua estrela para conseguir hospedar vida. Mas os cientistas realçam que é “um caso de estudo promissor”.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Inês Neves; Foto: Alazar Kassahun no Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS