Cientistas japoneses perto de acabar com a calvície

Cientistas japoneses conseguiram criar folículos capilares a partir de células embrionárias de ratos. Técnica promete curar calvície.

Cientistas japoneses perto de acabar com a calvície

Cientistas da Universidade Nacional de Yokohama, no Japão, deram um passo importante para acabar com um problema que mexe com a autoestima de milhões de pessoas: a perda de cabelo. A equipa conseguiu criar folículos capilares com recurso a células de camundongos, vulgarmente conhecidos como ratos-domésticos.

A investigação foi publicada no Journal of Bioscience and Bioengineering na passada sexta-feira, 21 de outubro. Para a pesquisa, os cientistas utilizaram dois tipos de células: as epiteliais e as mesenquimais. As primeiras são as que formam os tecidos humanos, que cobrem o interior e o exterior do corpo. Já as mesenquimais são células-estaminais multipotentes, encontradas em redor de pequenos vasos sanguíneos presentes no tecido conjuntivo e na medula óssea. Os folículos pilosos, responsáveis pelo crescimentos dos pelos, são formados pela interação das duas células.

Folículos pilosos com 96% de eficácia

Após seis dias de cultura in vitro, os investigadores obtiveram folículos pilosos com cerca de 96% de eficácia. Implantados na pele dos ratos, geraram ainda mais folículos e, após 23 dias, os fios de cabelo alcançaram 0,03 centímetros de comprimento. Os cientistas acreditam que, no futuro, o procedimento pode ser seguro e eficiente para ser usado em tratamentos contra a calvície. No entanto, a técnica ainda não foi testada em células humanas.

Medicamento recupera cabelo de pacientes com alopecia areata
Há nova esperança para quem sofre de alopecia areata, a doença de Jada Pinkett Smith. Um estudo mostrou evidências de que um novo medicamento pode ser a chave para o tratamento. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS