Ciclista cai de obstáculo e morre em prova olímpica de BTT

João Silva, de 62 anos, estava a transpor um obstáculo, designado por ‘pump track’, perto da reta da meta, quando sofreu uma queda e entrou em paragem cardiorrespiratória.

Ciclista cai de obstáculo e morre em prova olímpica de BTT

Um atleta da equipa de ciclismo amador Figueiras BTT, de Lousada, morreu neste domingo quando participava numa prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, que se disputava na Aldeia do Desporto, em Leiria.

João Silva, de 62 anos, estava a transpor um obstáculo, designado por ‘pump track’, perto da reta da meta, quando sofreu uma queda e entrou em paragem cardiorrespiratória. Os Bombeiros Voluntários de leiria, que dispunham de um posto médico avançado no circuito, avançaram de imediato e encontraram a vítima “reativa e não consciente”, disse o comandante Miguel Novais, ao CM.

Cerca de 600 participantes

De imediato foram iniciadas manobras de reanimação até ao óbito ser confirmado por uma equipa médica do INEM, já após o atleta ter sido retirado da pista. “O tipo de queda que ocorreu é uma das múltiplas que acontecem a nível nacional e internacional, este obstáculo é dos mais fáceis de transpor e nada fazia prever este desfecho”, disse o diretor da prova, Álvaro Batista, ao mesmo jornal.

“Quando a queda ocorreu, a organização desviou os outros atletas para um percurso alternativo, permitindo que a prova continuasse ao longo do dia. O evento contou com 600 participantes de 60 equipas oriundas de Portugal, Espanha e França. A vitória foi conquistada pelo português Mário Costa.

LEIA AINDA
'Bruxa' engana e ameaça mulher com feitiços de amor
‘Bruxa’ ameaça mulher com feitiços de amor: «Ponho-te entrevada numa cama»
Cartomante, de 38 anos, exigiu perto de 3 mil euros para livrar ex-namorado de “feitiço da unha”. Avisos deram lugar a ameaças de morte: “Se não tiver o dinheiro vais ter um grande acidente. Acabo contigo. Mando dois gajos e rebento-te toda. Sei quem és e onde moras”.

Impala Instagram


RELACIONADOS