Por que é que algumas pessoas gostam tanto do cheiro a gasolina?

Embora a inalação de gases seja prejudicial, para muitas pessoas o cheiro a gasolina transmite-lhes uma sensação muito agradável e a explicação é simples.

Por que é que algumas pessoas gostam tanto do cheiro a gasolina?

A mistura de hidrocarbonetos, anticongelantes e outros compostos químicos levam muitos milhares de pessoas a sentirem-se atraídas pelo cheiro a gasolina e há explicação para isso. Naturalmente, a inalação de gases é perigosa, mas há quem goste de sentir o cheiro a combustível e, explica a Ciência, está tudo relacionado com a nostalgia. Num artigo publicado na Discover, Carl Engelking explica que a gasolina tem odor muito característico devido à presença de benzeno, composto para aumentar os níveis de octanas e melhorar a eficiência do combustível.

LEIA DEPOIS
Ciência identifica gene da magreza que pode vir a ser a chave para a obesidade

Gostar de cheiro a gasolina tem explicação na infância

Mesmo em pequenas quantidades, o benzeno não escapa ao olfato humano e o precedente que nos leva a considerar este cheiro agradável vem dos anos 1800. O benzeno era um ingrediente presente em produtos de higiene feminina. O sistema nervoso que deteta as moléculas do odor estão ligados à amígdala do cérebro – que processa as respostas emocionais – e ao hipocampo – que trabalha a formação da memória. Assim, os odores levam os seres humanos reagir a nível emocional. É provavelmente este mecanismo que o odor a gasolina desperta em muitas pessoas porque o cérebro associa o cheiro às viagens de automóvel que, em criança, faziamos com os pais. Além disso, contrariamente a outros cheiros, o benzeno tem efeito inibidor no sistema nervoso. Daí que o cheiro a gasolina leve o cérebro a encher-nos de uma sensação de nostalgia.

LEIA AGORA
Hana Kimura, wrestler e estrela de Terrace House, morre aos 22 anos

Impala Instagram


RELACIONADOS