Centenas de testes de VIH comprados desde que estão à venda em farmácias

Os testes começaram a ser vendidos em farmácias em outubro

Centenas de testes de VIH comprados desde que estão à venda em farmácias

Em outubro – o primeiro mês em que o testes de VIH estiveram à venda – foram comprados quase 400. O número superou as expetativas da Direção-Geral de Saúde e as associações que lutaram para que a venda fosse implementada em Portugal

LEIA DEPOIS
Apresentador brasileiro Gugu Liberato morre após acidente em casa

Das centenas de testes vendidos, nenhum foi reativo. No final de setembro, o Infarmed recebeu o registo da Mylan, a primeira e única marca a querer comercializar um teste de autodiagnóstico ao VIH em Portugal. Testes custam em média 24,50 euros.

Resultado do teste em 15 minutos

Desde outubro que é possível comprar o teste nas farmácias portuguesas. À semelhança dos de gravidez, este diagnóstico caseiro é o primeiro autoteste a detetar o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e pode ser adquirido por 20 a 25 euros.

«A deteção atempada é o primeiro passo para mitigar novas infeções, pois um indivíduo infetado tende a tomar precauções acrescidas, a procurar ou aceitar o tratamento, e um tratamento iniciado atempadamente permite reduzir o número de novas infeções, mortes prematuras evitáveis, e tudo isto é o caminho para o objetivo da erradicação do VIH, o qual também faz parte da nossa missão», explicou o diretor geral da marca Mylan Portugal, João Madeira, em comunicado.

O resultado surge em 15 minutos e a Mylan garante que o teste é 100% fiável para uma infeção VIH que tenha ocorrido há três meses.

Impala Instagram


RELACIONADOS