Centenas de detenções e feridos nas manifestações na Catalunha

Manifestantes protestam contra sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães.

Centenas de detenções e feridos nas manifestações na Catalunha

Cerca de 100 pessoas foram detidas e 194 agentes da polícia ficaram feridos desde o início dos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, anunciou esta quinta-feira, 17 de outubro, o Governo espanhol.

LEIA DEPOIS
Carta de Trump para o presidente da Turquia: «Não seja tolo!»

O ministro interino do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, disse hoje que não haverá impunidade contra os criminosos que têm provocado distúrbios nas manifestações de protesto na Catalunha, insistindo na ideia de que os provocadores são pessoas ligadas a movimentos organizados que querem alterar a ordem pública.

O ministro referiu que foram feitas 97 detenções, desde o início dos protestos, e que 194 agentes dos Mossos d’Esquadra e da Polícia nacional ficaram feridos, alguns com gravidade, durante as manifestações. Entre a cerca de centena de detenções efetuadas conta-se a de cerca de 20 jovens, em Vitoria, acusados de cortar os trilhos de caminho de ferro, no final de uma manifestação convocada por uma organização juvenil independentista.

Governo estima 627 mil euros de prejuízo em material urbano

O Governo espanhol estima em 627 mil euros os prejuízos em material urbano já causados pelos distúrbios nas ruas e praças de várias cidades catalãs. A estes prejuízos acumulam-se os danos de paralisações em alguns setores económicos, como aquele que afetará a companhia automóvel Seat, que concordou com uma paragem técnica de produção na fábrica de Martorell, em Barcelona, que decorrerá durante a tarde de hoje e todo o dia de sexta-feira.

Para conter os danos e assegurar a ordem pública, a Polícia Nacional de Espanha transferiu hoje um pequeno veículo blindado para Barcelona, para ser usado na dispersão de manifestações mais violentas, segundo as autoridades. O tanque permite o lançamento de jatos de água de elevada pressão contra os manifestantes e equipamento semelhantes já foi usado, na quarta-feira, na concentração organizada pelos Comités de Defesa da República, no centro de Barcelona.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para sexta-feira, 18 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS