Células estaminais revelam grande eficácia em lesões na medula espinal

investigadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, concluíram que a injeção intravenosa de células estaminais oriundas da medula óssea em pacientes com lesões na medula espinal resultou numa melhora substancial nas funções motoras.

Células estaminais revelam grande eficácia em lesões na medula espinal

Investigadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, concluíram que a injeção intravenosa de células estaminais oriundas da medula óssea em pacientes com lesões na medula espinal resulta numa melhora substancial nas funções motoras.

O estudo revela que poucas semanas depois de terem sido inoculados com as próprias células, mais de metade dos pacientes recuperaram a capacidade de andar e/ou de usar as mãosA investigação adianta ainda que não há nenhum efeito secundário anormal a relatar.

O estudo contou com a participação de 13 voluntários que padeciam de lesões na medula espinal, a maioria dos casos devido a quedas ou a pequenos traumas. Perda da função coordenadora e motora, perda sensorial e em alguns casos disfunção intestinal foram alguns dos sintomas evidenciados.

Apesar do otimismo, Jeffery Kocsis e Stephen Waxman, principais autores da investigação, alertam que são precisos estudos adicionais para confirmar os promissores resultados.

“A ideia de que podemos restaurar a função [motora] após uma lesão na medula espinal usando as células estaminais do paciente intrigou-nos durante anos. Agora sabemos que é possível”, disse Waxman.

LEIA AINDA
Vacina contra cancro da mama apresenta 100% de eficácia
Vacina contra cancro da mama apresenta 100% de eficácia
No estudo publicado na Nature Communications, vacina contra o cancro da mama apresentou eficácia de 100%. Imunizante é baseado em biomaterial e combina quimioterapia e imunoterapia para tratar tumores agressivos. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS