Cavalos obrigados a saltar sobre chamas em festa tradicional portuguesa

Uma festa popular em São João Baptista, na freguesia de Monforte da Beira, está a ser fortemente criticada por obrigar cavalos a saltarem sobre chamas.

A organização Coimbra Animal Save, que luta pelos direitos dos animais, denunciou o horror que se vive numa festa popular em Castelo Branco, mais especificamente em São João Baptista, na freguesia de Monforte da Beira. “E com estas fotos documentamos mais uma ‘festa’ que se realiza no nosso país em honra de um santo, em nome da religião. Festa não é certamente para os cavalos obrigados a saltarem por cima das chamas. Crianças ensinadas a verem os animais como algo que está ali disponível para se usar e abusar, dessensibilizadas para o sofrimento dos outros. São estas as nossas tradições…”, refere a organização numa publicação no Instagram.

Sofia Arruda mostrou-se horrorizada

Segundo o site Reconquista, a “tradição da Chama de São João é um ritual da celebração do São João Batista nesta aldeia do concelho de Castelo Branco. O santo popular está representado no estandarte que passa de mão em mão a cada ano mas que nos últimos três, devido à pandemia, esteve ao cuidado da mesma família”. A atriz Sofia Arruda mostrou-se horrorizada com o que viu e não evitou comentar. “Que horror”. Ainda assim, na caixa de comentários, vários internautas garantem que os cavalos não sofrem com esta  tradição.

Fotos: Reprodução Instagram

Homem condenado a 10 anos por abusar sexualmente de cavalos
Um homem de 24 anos foi apanhado pelas câmaras de vigilância de um estábulo após ter abusado sexualmente de vários cavalos. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS