Catalunha prepara nova lei que proíbe fumar nos carros

O Departamento de Saúde da Generalidade da Catalunha anunciou que está a preparar uma lei com novas proibições para o consumo de tabaco

Catalunha prepara nova lei que proíbe fumar nos carros

O Departamento de Saúde da Generalidade da Catalunha anunciou esta sexta-feira, 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco, que está a preparar uma lei com novas proibições para o consumo de tabaco. Um das medidas apresentadas irá proibir que se fume nos carros.

Joan Guix, secretário de Saúde Pública da Generalidade, explicou que a proibição de fumar no carro é uma medida para proteger não só a saúde, mas também a «segurança» das pessoas. Este é um projeto de lei que pretende proibir o consumo de tabaco enquanto se conduz, na mesma medida em que o uso do telemóvel também não é permitido. Estima-se que quando o condutor está a fumar, perde conexão com o campo visual durante cinco a 10 segundos. O Departamento de Saúde da Generalidade espera que este novo regulamento entre em vigor dentro de um ano.

A vereadora de Salut, Alba Vergés, afirmou que este projeto vai também limitar o uso de cigarros eletrónicos, que são apenas proibidos, para já, em hospitais e escolas. O fumo, segundo esta nova lei, deixará de ser permitido em instalações desportivas ao ar livre ou semi-fechadas, em transportes públicos e veículos particulares. Além disso, o perímetro de proibição será estendido a 5 metros em centros de saúde, escolas e unidades de administração pública. A publicidade a cigarros eletrónicos irá também sofrer condicionamentos.

Mais de 9.500 pessoas morrem todos os anos na Catalunha devido ao consumo de tabaco, de acordo com a Pesquisa de Saúde da Catalunha (ESCA) de 2018. Um dos dados neste relatório que mais preocupa as autoridades é o aumento da venda de tabaco.

LEIA MAIS
Vagas de calor no verão não confirmadas pelo IPMA
Filhos do Tabaco: Crianças condenam cada vez mais o ato de fumar

 

Impala Instagram


RELACIONADOS