Caso real: «Tive o meu filho num dia de greve de enfermeiros»

«O bebé ficou com o cabelo cheio de sangue, placenta e afins durante quase dois dias! Todo sujo das secreções do parto. E ninguém teve a amabilidade de me ajudar.»

Caso real: «Tive o meu filho num dia de greve de enfermeiros»

Sempre idealizei o parto do meu filho como o momento mais feliz da minha vida. E assim foi até ao dia em que fui internada, às 38 semanas de gestação.

LEIA DEPOIS

Caso real: «Divorciei-me há um ano, mas ainda vivemos na mesma casa»

Estava tudo preparado para a indução do parto, mas demorou até começar a fazer dilatação (mais de 12 horas) e o meu medo começou. Era quase 21:00 quando comecei a ouvir conversas de que, a partir da meia-noite, havia greve de enfermeiros. Comecei a ficar com muito medo. Muito mesmo! Pedi, por tudo, para me levarem naquele momento para cesariana porque tinha receio do que pudesse acontecer depois da meia-noite. Tinha medo de não ter a assistência necessária, do meu bebé ser prejudicado… enfim… de um sem fim de inseguranças!

Acabou por nascer depois da meia-noite, sim! Mas com os cuidados necessários naquela altura, principalmente graças ao meu médico.

Mas de manhã, começaram os problemas. Uma enfermeira, com má cara, e com um discurso agressivo, veio ter comigo a perguntar se já tinha mudado a fralda do bebé e que eu tinha de saber o que fazer à criança. Expliquei que era primeiro filho, tinha dúvidas e que estava com muitas dores e quase sem me mexer devido ao parto complicado que tinha tido. Ela não quis saber.

Até que chegou outra e parou à minha frente e disse: «Só para avisar que estamos em greve de enfermeiros e só estamos a assegurar os serviços mínimos. Por isso, se quiser dar banho ao seu filho, terá de o fazer por sua responsabilidade». Huumm… Ok! O meu primeiro filho acabou de nascer, nunca dei banho a nenhum bebé e, quase sem me mexer, vou dar banho ao menino? Não! O bebé ficou com o cabelo cheio de sangue, placenta e afins durante quase dois dias! Todo sujo das secreções do parto. E ninguém teve a amabilidade de me ajudar.

Obrigavam-me a levantar para ir buscar o suplemento, sabendo elas o tipo parto que tinha tido, que estava toda rasgada de uma ponta à outra e mal me mexia. Eu tocava na campainha, ia lá uma enfermeira e depois dizia para me levantar e ir ao corredor… Gritava comigo porque estava com muitas hemorragias e sujava muitos pensos e resguardos e elas não tinham de estar sempre de um lado para o outro porque estavam com serviços mínimos.

Continue a ler aqui.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para este domingo, 29 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS