O Natal dos sem CASA

Estima-se que haja, em Portugal continental, cerca de 4400 pessoas sem-abrigo. Na Área Metropolitana de Lisboa, 644 pessoas não têm teto.

Numa época festiva para muitos, em que se ultimam a compra dos presentes, se preparam uma grande variedade de pratos e doces e em que se desacelera o ritmo de trabalho para passar tempo com a família, há quem não tenha possibilidades para festejar o Natal. Para os sem-abrigo, é um dia como todos os outros. Passado nas ruas da cidade de Lisboa. Uns sozinhos e outros acompanhados por amigos que a capital lhes deu.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para a noite da consoada

O CASA distribui refeições todos os dias aos sem-abrigo

O Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA) não cessa a atividade por ser Natal. Com a ajuda de dezenas de voluntários, aconchega o estômago dos que mais precisam e dá também espaço para uma troca de palavras. As refeições são feitas com base nos alimentos que se encontram na despensa. Do pouco faz-se muito. Todos os dias são distribuídas 460 refeições.

O CASA ajuda pessoas há 16 anos, desde 2002. Realiza diferentes voltas pelas principais zonas de Lisboa e em cada volta há uma história. O Portal de Notícias foi conhecer a vida dos que fazem das ruas de Lisboa a sua casa. Falámos com sem-abrigo e com pessoas que, apesar de terem um teto disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa, não podem prescindir da ajuda do Centro para comer. O dinheiro continua a não chegar para tudo e a pobreza é uma realidade que ignora géneros ou idade.

Texto: Jéssica dos Santos | WIN

LEIA MAIS: Acusa pedinte de roubo e ateia-lhe fogo [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS