Casa Branca exige que Congresso aprove reformas após veredito no caso George Floyd

O Presidente dos Estados Unidos exigiu hoje que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd.

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas após veredito no caso George Floyd

O Presidente dos Estados Unidos exigiu hoje que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd, depois de o ex-polícia Derek Chauvin ter sido considerado culpado da sua morte.

Em declarações feitas na Casa Branca, Joe Biden descreveu o veredicto como “um passo gigantesco em direção à justiça”, mas sublinhou que a condenação anunciada na segunda-feira pelos jurados do julgamento “não é suficiente” para apagar “a mancha” de “racismo sistémico” nos Estados Unidos.

“O veredicto de culpado não vai trazer George [Floyd] de volta”, disse, defendendo, no entanto, que a decisão pode constituir o momento para avançar com “mudanças significativas”.

Apelando à união do país, o Presidente elogiou os polícias que testemunharam no julgamento, em vez de cerrar fileiras e ficarem calados.

O veredicto, considerou, envia uma mensagem forte, mas a reforma do sistema não pode parar e é importante garantir que nem negros nem pessoas de outras cores “temem a interação com as autoridades policiais”.

A vice-presidente, Kamala Harris — a primeira negra no cargo -, também defendeu a necessidade de o país reformar o sistema de justiça criminal, sublinhando igualmente

“Uma medida de justiça não é o mesmo que justiça igual” para todos, disse.

Num discurso feito antes das declarações de Joe Biden, Kamala Harris considerou que há “muito a fazer” para combater a “injustiça racial”, que é “um problema de todos os norte-americanos” e não só dos negros, dos latinos ou das pessoas com origens asiáticas ou indígenas.

“Todos nós fazemos parte do legado de George Floyd. E o nosso trabalho agora é honrar esse legado, homenageá-lo”, afirmou.

Harris enfatizou que os Estados Unidos têm “uma longa história de racismo sistémico”, defendendo que esso “impede o país de cumprir a sua promessa de liberdade e justiça para todos”.

Os dois responsáveis da Casa Branca já tinham transmitido, numa chamada telefónica feita à família de George Floyd, que a condenação foi “importante” e “incrível” e que vai trazer mudanças no mundo e na justiça.

Apesar de reconhecer que nada vai mudar o que aconteceu ou curar o sofrimento, Joe Biden considerou que “pelo menos há alguma justiça” e que o mundo “começa a mudar agora”.

“Vamos fazer muito mais” para abordar o racismo sistémico nos EUA, disse Joe Biden, acentuando cada palavra.

O júri do julgamento do ex-polícia acusado de matar o afro-americano George Floyd considerou, por unanimidade, o ex-polícia Derek Chauvin culpado de todas as acusações de homicídio do afro-americano George Floyd.

Chauvin foi acusado de assassínio em segundo grau, punível com até 40 anos de prisão; homicídio em terceiro grau, com pena máxima de 25 anos, e homicídio em segundo grau, com pena de prisão de até 10 anos.

Como não tem antecedentes criminais, Chauvin só poderá ser condenado a um máximo de 12 anos e meio de prisão por cada uma das duas primeiras acusações e a quatro anos de prisão pela terceira.

Chauvin declarou-se inocente de todas as acusações.

A morte de George Floyd, aos 46 anos, aconteceu em 25 de maio de 2020, na sequência da sua detenção pela polícia de Minneapolis por suspeita de tentar pagar a conta do supermercado com uma nota falsa de 20 dólares (cerca de 16 euros).

A morte foi filmada em vídeo por transeuntes e divulgada nas redes sociais, sendo que o vídeo mostra Floyd a ser retirado do carro onde seguia sem resistir à polícia e Derek Chauvin a colocar o joelho no pescoço de Floyd e a pressionar durante quase nove minutos. No vídeo é possível ouvir-se Floyd a dizer ao polícia que não consegue respirar, acabando por morrer.

LEIA AGORA
Condições de tempo desfavoráveis atrasam remoção de baleia encalhada no Algarve
Condições de tempo desfavoráveis atrasam remoção de baleia encalhada no Algarve
A baleia que encalhou numa praia de Vila Real de Santo António foi arrastada pelo vento para junto do pontão da barra do rio Guadiana, sendo as condições desfavoráveis para a retirar do local, disse fonte da capitania. (… continue a ler aqui)

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS