Milhares de carros roubados com cabo USB e a culpa é do TikTok

Milhares de carros das marcas Kia e Hyundai estão a ser roubados com acesso a um cabo USB, nos EUA, por causa de um desafio no TikTok. A rede social tentou apagar os vídeos.

Milhares de carros roubados com cabo USB e a culpa é do TikTok

Milhares de carros estão a ser roubados, apenas com recurso a um com cabo USB, nos Estados Unidos da América, e a culpa é do TikTok. Esta escalada sem precedentes de roubos, em várias cidades dos EUA, começou há cerca de dois anos, após a publicação de um vídeo, que rapidamente se tornou viral, naquela rede social, intitulado Kia Challenge.

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As imagens, partilhadas pela primeira vez em 2021, mostravam como roubar, facilmente, alguns modelos de veículos Kia e Hyundai usando apenas um cabo USB. O TikTok removeu o conteúdo da plataforma, cada vez que este era divulgado. No entanto, a medida não se mostrou totalmente eficiente, como comprovam os dados do Business Insider.

Em Milwauke, os roubos de automóveis duplicaram em 2020 e 70% dos carros furtados pertenciam às duas fabricantes sul-coreanas. Em St. Louis, aumentaram 157% do segundo semestre de 2021 para o segundo semestre de 2022. Em Chicago,  50% dos roubos eram destas duas marcas. Outras grandes áreas metropolitanas do país, como Nova York, Chicago e Los Angeles, tiveram aumentos semelhantes.

A situação tornou-se de tal forma crítica que as duas principais seguradoras de automóveis do país, a State Farm e a Progressive, deixaram de cobrir os modelos vulneráveis da Kia e da Hyundai. Paralelamente, dezenas de ações coletivas foram movidas numa tentativa de obrigar as marcas a recolher os veículos em questão ou a reparem a vulnerabilidade dos carros.

Os modelos afetados

Esta falha de segurança afeta os modelos Kia de 2011 a 2021 e os modelos Hyundai de 2015 a 2021. Os automóveis destes anos não têm imobilizadores eletrónicos, um dispositivo de segurança que utiliza um chip exclusivo na chave do carro – os veículos que possuem esta tecnologia não ligam a menos que reconheçam a chave correta, tornando-os muito mais difíceis de conectar. Já sem este sistema, qualquer pessoa pode desparafusar a coluna de direção de um destes veículos e inserir um USB na ignição e pô-lo a trabalhar.

Entretanto, a Kia adicionou imobilizadores aos seus modelos de 2022, e a Hyundai aos fabricados desde novembro de 2021. Ambas as marcas introduziram ainda uma atualização gratuita de software anti-roubo.

Muitos questionam o porquê das duas fabricantes não terem este sistema nos carros há mais tempo. Em 2015, 96% dos veículos de outros fabricantes possuíam esta tecnologia de segurança, em contraste com os 26% dos automóveis Kia e Hyundai.

“O que realmente aconteceu é que a Kia e a Hyundai optaram por reduzir custos nos seus modelos mais baratos durante um período de anos”, acusa a advogada Ann Davison ao Business Insider.

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Texto: Inês Neves; Foto: Hyundai Motor Group na Unsplash

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