Carla Zambelli, deputada de Jair Bolsonaro, persegue homem com arma

“Eu sou uma pessoa preta, eu sou uma pessoa periférica, e apontaram um arma para mim”, diz o jornalista perseguido por Carla Zambelli.

Carla Zambelli, deputada de Jair Bolsonaro, persegue homem com arma

A poucas horas da segunda volta das eleições presidenciais do Brasil existe uma grande polémica que tem como protagonista uma deputada federal do governo de Jair Bolsonaro. Carla Zambelli foi gravava a apontar uma arma a um homem negro que acusa a parlamentar de racismo. Por sua vez, Carla Zambelli tem uma teoria diferente para o sucedido.

Brasil/Eleições: Afluência em Lisboa às 10:00 aparenta ser superior à da primeira volta
Mais de 5.000 dos cerca de 45.000 eleitores votaram hoje em Lisboa nas primeiras duas horas após a abertura das urnas para a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras, disse hoje o cônsul do Brasil em Lisboa (… continue a ler aqui)

“É algo muito grave. Eu estou… Mais do que a questão política, mais do que a questão assim… Eu sou uma pessoa preta, eu sou uma pessoa periférica, e apontaram um arma para mim. A única coisa que eu pensava era na minha mãe, que é uma mulher preta solo. Foi um negócio muito muito assustador para mim, estou assustado até agora, porque percebo que pode acontecer qualquer coisa comigo a qualquer momento agora que veio a repercussão”, diz Luan, um jornalista de 32 anos, à Globo. “Eu só quero proteção, só quero que me protejam, protejam a minha mãe, a minha família. E só isso, mais nada politicamente. Só isso”, acrescenta.

“Eu só quero proteção, só quero que me protejam, protejam a minha mãe, a minha família”

Estas palavras deram origem a uma reação de Carla Zambelli. “Não tem nada de racismo nisso. O que teve foi uma violência contra a mulher. Acredito que todas as mulheres gostariam de se defender como me defendi. Independente da coloração. Podia ser índio, pardo branco, não interessa. Eu sou casada com um descendente de negro. Meu marido é bastante moreno”, defende-se. Num dos vídeos da polémica é possível ver a deputada a gritar para o homem se deitar no chão. “Usaram um negro para vir para cima de mim”, diz Carla Zambelli. Um outro vídeo mostra a parlamentar a tropeçar e cair enquanto perseguia o homem. O que desmente o argumento de que teria sido empurrada pelo jornalista. “Estou a fazer um boletim de ocorrência. Eu fui agredida. […] Me empurraram no chão. Um homem negro. Eles usaram um negro pra vir em cima de mim”, diz Carla Zameblli num vídeo partilhado nas redes sociais.

Porte de arma

O vídeo levantou ainda a questão relacionada com o porte de arma. E a verdade é que Carla Zambello, por ser deputada, pode ter porte de arma. De acordo com informações reveladas pela Globo, a licença de porte de arma da deputada é particular e foi emitida pela Polícia Federal.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: DR

Impala Instagram


RELACIONADOS