Capital mundial dos ataques de tubarões: dois jovens com membros amputados em 24 horas

Banhistas continuam a ignorar lei que impede banhos naquela que é conhecida como a capital mundial dos ataques de tubarões.

Capital mundial dos ataques de tubarões: dois jovens com membros amputados em 24 horas

Uma adolescente foi vítima de um ataque de tubarão que ocorreu um dia depois de um jovem ter sido atacado na mesma praia. Aliás, o local é reconhecido como uma espécie de capital mundial dos ataques de tubarões. Tudo aconteceu na Praia da Piedade, na cidade brasileira de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Brasil.

Leia depois
Conheça a cidade mais perigosa do mundo onde morrem 20 pessoas por dia e há quem seja queimado vivo
Existem títulos que nenhum destino quer ter e o de cidade mais perigosa do mundo é um deles. Fique a saber qual o destino que é conhecido pelas piores razões (… continue a ler aqui)

Kaylane Timóteo Freitas foi retirada do mar com parte do braço esquerdo decepado. A cerca de 500 metros de distância, e no dia anterior, um adolescente de 14 anos, foi igualmente atacado por um tubarão. Que arrancou uma grande quantidade de carne de uma das coxas, deixando mesmo o fémur exposto. Transportado de urgência para o hospital, acabou por ter a perna amputada. Também a jovem brasileira passou por uma cirurgia que culminou com parte do braço amputado. Kaylana contava ainda com ferimentos na barriga e perna, mas está estável neste momento.

Um adolescente ficou sem uma perna num ataque 24 horas antes

O paramédico Marcelo Alves relatou aos órgãos de comunicação social locais que os médicos já estão alerta para estes casos, que estão a ser frequentes. Salienta ainda que existe uma lei que impede mergulhos naquele local desde 2021. Algo que está constantemente a ser ignorado pelos banhistas. Existem no local perto de 150 placas, espalhadas por uma extensão de praia de 36 quilómetros, a alertar para os ataques.

Por que existem tantos ataques aqui?

Existe um motivo para que existam tantos ataques nesta zona. É que estamos a falar daquele que é o lar de um vasto leque de espécies de tubarões. Como é o caso dos tubarões-limão, que são agressivos e que navegam facilmente em águas rasas. Por outro lado, estamos a falar da quarta maior área urbana do Brasil, que conta com mais de 4 milhões de pessoas. Este aumento de atividade humana tem vindo a pressionar o habitat dos tubarões. Fatores adicionais, como o excesso de pesca, levam a que os animais estejam mais predispostos a aproximarem-se dos humanos à procura de comida.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS