Campanha sensibiliza para impacto ambiental dos resíduos e embalagens de medicamentos

“O planeta de amanhã é feito das escolhas de hoje” é o mote da campanha para 2023 da VALORMED.

Campanha sensibiliza para impacto ambiental dos resíduos e embalagens de medicamentos

“O planeta de amanhã é feito das escolhas de hoje” é o mote da campanha para 2023 da VALORMED – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos. O principal e único objetivo continua a ser alertar a sociedade para as consequências de uma eliminação incorreta e descuidada das embalagens e medicamentos fora de uso e de prazo e o impacto ambiental que possam ter no futuro do planeta.

Tendo a consciência de que é urgente adotar medidas para alcançarmos um futuro mais sustentável, a VALORMED lança esta campanha. Vai ter o apoio de estações de televisão, através de publicidade institucional, e de autarquias do norte, sul e regiões autónomas do país, serviços de transportes públicos, que vão disponibilizar de painéis de publicidade e partilhar conteúdos nas suas redes sociais e websites. Além disso, a partir de abril, a VALORMED vai marcar presença na rádio Renascença com a sua rúbrica “Faz Eco”, que pretende passar uma mensagem de cariz ecológico e de promoção do ambiente.

Como os mais jovens serão os adultos de amanhã, a campanha vai estar presente em estabelecimentos do ensino pré-escolar e escolas de 1º e 2º ciclos, através de aulas digitais que vão procurar explicar aos mais novos o impacto ambiental do descarte indevido dos resíduos de medicamentos fora de uso e de prazo e ensinar a forma correta de o fazer. Às escolas vai, ainda, ser facultada a possibilidade de se envolverem num concurso de disfarces de Carnaval relacionado com a VALORMED, que seja capaz de suscitar a curiosidade e envolver as crianças nesta causa.

Maioria dos medicamentos são eliminados no lixo comum

Sendo os medicamentos utilizados para a melhoria das condições de saúde, proporcionando segurança e qualidade de vida às sociedades atuais, a sua utilização crescente tem sido acompanhada de uma preocupante tendência de serem eliminados no lixo comum ou vazados nos esgotos domésticos.

Os Indicadores e Dados Gerais VALORMED de 2022 apontam para 1.300 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos recolhidas. É um valor superior em quase 5% quando comparado com o alcançado em 2021, mas, ainda assim, existe muito trabalho a fazer no sentido de sensibilizar e educar a população para que os entregue apenas nas farmácias e parafarmácias.

Segundo Luís Figueiredo, diretor-geral da VALORMED, “esta campanha surge com o objetivo de alertar a sociedade para o erro que uma parte muito significativa dos portugueses comete relativamente às embalagens e medicamentos fora de uso e de prazo, que é não depositar nos contentores da VALORMED que se encontram disponíveis na quase totalidade das farmácias e já em muitas parafarmácias do País e as consequências que daí poderão advir para o ambiente.”

Nas redes sociais podem ser encontrados posts informativos, com dados atuais, que pretendem ajudar a população a compreender os muitos erros cometidos no dia-a-dia e esclarecer dúvidas frequentes. A campanha decorrerá ao longo de todo o ano e estará também presente no website da VALORMED.

Para ler depois
Redes sociais são principal fonte de informação em Portugal
87% dos inquiridos num estudo do observatório Iberinfier diz ter acesso às notícias através das redes sociais, deparando-se 37% com desinformação várias vezes por dia (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS