Calor veio para ficar. Saiba até quando se vão manter as temperaturas altas

Portugal está a atravessar uma onda de calor, que se irá manter até à próxima semana.

Calor veio para ficar. Saiba até quando se vão manter as temperaturas altas

As temperaturas altas que se têm registados nos últimos dias vão manter-se na próxima semana. Segundo as previsões do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, a onda de calor que já se faz sentir no Alentejo, estende-se agora aos distritos de Santarém, Lisboa e Setúbal.

LEIA DEPOIS
Rixa entre jovens faz um morto em Oeiras

«A situação meteorológica é estável», refere o IPMA explicando que «os valores previstos da temperatura máxima estão a contribuir» para que os distritos referidos acima – Lisboa, Santarém e Setúbal – «entrem também em onda de calor».

Portugal atravessa uma onda de calor

Estamos perante uma onda de calor quando, durante pelo menos seis dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior a cinco graus centígrados face ao valor médio diário nesse período numa determinada zona. A temperatura máxima tem variado entre os 30 e os 35 graus centígrados em Portugal, mas chegou já aos 40 graus na quarta-feira, 4 de setembro, em Abrantes e Évora, segundo os dados recolhidos pelas estações meteorológicas do IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera salienta ainda que a situação meteorológica pelo fluxo de ar de leste criado pela conjugação de dois fatores meteorológicos: um anticiclone localizado a noroeste dos Açores – que se estende «em crista» para o noroeste de França (região da Bretanha) – e «’um vale depressionário», que se situa entre a Península Ibérica e Marrocos.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sexta-feira, 6 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS